Pensando, com um toque de bom humor, desenvolvimento, mobilidade e sustentabilidade do DF/Entorno.
Nossa página principal: facebook.com/andabrasilia
Receba atualizações pelo twitter também: twitter.com/andabrasilia

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Nova Iorque versus Brasília: transporte público

Nova Iorque, após a passagem do furacão Sandy, ensina a uma cidade “moderna” como Brasília como se deve cuidar de seus cidadãos.

Faixa exclusivas de ônibus implantadas com cones após o
furacão Sandy em Nova Iorque.[1] [Foto]
Após a passagem do furacão[1] Sandy pela cidade de Nova Iorque, com vários túneis do Metrô da cidade inundados, o prefeito Michael Bloomberg falou que uma das prioridades seria restabelecer o sistema de transporte público.
Restabelecer energia e transporte coletivo são os dois maiores desafios dos próximos dias”.
Michael Bloomberg[2]
Brasília, apesar de ter um sistema de transporte público ineficiente, ineficaz e até humilhante para quem o usa, não precisou de desastres naturais para chegar ao seu baixo nível. Bastaram uma sucessão de governadores incapazes ou sem vontade política de melhorar o sistema: o transporte público nunca foi prioridade em Brasília e sempre foi visto como "coisa de pobre".

Engraçadas as diferenças entre as cidades:
  • Nova Iorque: uma das cidades que mais recebe turistas do mundo, é considerada a capital financeira da economia mundial e é uma Cidade Global Alfa++ (ao lado de Londres e e de Tóquio[3]). As pessoas deslocam-se principalmente a pé e usando transporte público (metrôs e ônibus), além de muitas pessoas usarem bastante bicicleta, táxis e até patins. O prefeito Michael Bloomberg desloca-se para o trabalho de metrô.[4]
  • Brasília: uma cidade com três pais que nunca moraram nela (Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer e Lúcio Costa) e nenhuma mãe. Não está entre as Cidades Globais Alfa, nem Beta e nem Gama (como Curitiba e Porto Alegre estão). Feita sob medida para o carro, não atrai quantidade expressiva de turistas. Brasília esvazia em feriados e na alta temporada. Apesar da população bem menor que a de Nova Iorque, sofre com congestionamentos. A população considera transporte público "coisa de pobre". O governador do Distrito Federal[5] desloca-se para o trabalho de helicóptero.
Notas
[1] Na verdade o termo furacão aplica-se ao fenômeno meteorológico sobre o mar. Ao atingir o solo o fenômeno é designado "tempestade tropical".
[2] Fonte: New York Mops Up as Sandy’s Floods Recede, Deaths Climb
[3] Dependendo da classificação, Tóquio é posta um nível abaixo, como Cidade Global Alpha+.
[4] Fonte: Quanto Kassab aposentar o helicóptero
[5] Aviso aos não-brasilienses: o Distrito Federal não tem prefeitos