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segunda-feira, 18 de março de 2013

Como combater o congestionamento das cidades brasileiras?

Qual a solução para os congestionamentos? Soluções passam obrigatoriamente por faixas exclusivas para ônibus, transporte público bom e barato, boas calçadas e ciclovias.

Combater congestionamento alargando vias é como combater obesidade afrouxando cintos.
"Combater congestionamento alargando vias é como combater obesidade afrouxando cintos."
OlimPIADAS do Brasil
OlimPIADAS do Brasil

Sempre aparece um político prometendo, durante a campanha eleitoral, uma duplicação de pista para carros, ou um viaduto, uma nova ponte... Para uma cidade, está tudo errado. Infraestrutura apenas para o carro é cara e ineficaz. Os congestionamentos não acabam. Às vezes só mudam de lugar. Combater o congestionamento de carros e a poluição passa, sem dúvida, por:

Valorizar o transporte público, seja com ônibus rodando em faixas exclusivas, sistemas de BRT (corredores de ônibus rápidos e modernos como em Curitiba), bondes articulados (VLT), seja com metrô para as cidades com milhões de habitantes. Se for com ônibus, devem ser bons (com piso baixo ou rampas de acesso, para embarque e desembarque rápidos, motor traseiro para conforto e silêncio, câmbio automático, ar condicionado e suspensão a ar) e não como os que rodam no DF (motor dianteiro e "dentro" do ônibus, câmbio manual, suspensão de molas, com câmbio automático e sem ar condicionado).

Faixas exclusivas para ônibus: não faz sentido um ônibus grande cheio de pessoas preso no mesmo congestionamento que carros particulares com uma ou duas pessoas. O carro utiliza mal o espaço e deve ser desestimulado. E as faixas exclusivas devem ser de preferência segregadas e com semáforos com sensores para abrirem quando os ônibus ou bondes forem passar.

Boas ciclovias e ciclofaixas, que incentivem que pessoas deixem seus carros em casa para trajetos curtos, seja até o local de trabalho ou estudo, seja até pegar outro modal de transporte.

Boas calçadas: países desenvolvidos são um bom exemplo de calçadas bem cuidadas, limpas e largas. Diminuir calçadas e praças para criar faixas para carros é a típica "solução" de país subdesenvolvido que nada resolve.

Boa integração entre os vários modos de transporte. Integração de verdade, completa. E que NÃO tenha limitações absurdas de tempo, horários, locais, modais de transporte etc.

Transporte público deve ser barato. No Brasil várias vezes sai mais barato andar de carro do que de ônibus, o que é um completo absurdo.

Pedágios urbanos e estacionamentos caros. Megacidades como Londres, Nova Iorque, Paris e Tóquio, só conseguiram diminuir consideravelmente os congestionamentos combinando as ações acima com políticas de desestímulo ao transporte individual, com estacionamentos e pedágios urbanos bastante caros: essas são boas fontes de financiamento para investimentos em transporte público. Várias cidades desenvolvidas pelo mundo têm os famigerados parquímetros há décadas.

Qualquer outra solução é meramente paliativa: ou empurra o congestionamento de um lugar para outro ou o deixa menor por um tempo. Cidades que investiram em viadutos, vias elevadas e vias expressas, como São Paulo, colhem congestionamentos. E São Paulo, mesmo tendo rodízio de veículos, é mais uma cidade que mostra que rodízios de veículos por placa são uma medida ineficaz sozinha.

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