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domingo, 26 de maio de 2013

Tabela com horários de inversão da via Estrutural

Via Estrutural com Cidade do Automóvel, SIA e Cidade Estrutural - Imagem: Google Earth

Tabela completa com horários de início e fim da inversão de sentido da via Estrutural (EPCL).

OlimPIADAS do Brasil
OlimPIADAS do Brasil

A via Estrutural (EPCL – Estrada Parque Ceilância) conecta Taguatinga, Vicente Pires e SIA a EPIA, Cruzeiro e Plano Piloto (Eixo Monumental). Embora ela seja uma via com três faixas em cada sentido, nos horários de pico ela tem seu trânsito com todas as seis faixas num único sentido.

No início da manhã, as duas pistas estão disponíveis para quem vai de Taguatinga, Ceilândia e Vicente Pires para o Plano Piloto, SIA e Cruzeiro. No final da tarde, todas as pistas fazem o caminho inverso. A questão é que o DER não disponibiliza num lugar centralizado a hora em que a pista é aberta ou fechada, por isso disponibilizamos os horários em que isso acontece estão nas tabelas abaixo.

Início da manhã
EventoHora
(aproximada)
Fechamento do trânsito Plano Piloto p/ Taguatinga5:45
Início sentido único Taguatinga p/ Plano Piloto6:00
Fim sentido único Taguatinga p/ Plano Piloto9:00
Abertura do trãnsito Plano Piloto p/ Taguatinga9:15
Final da tarde
EventoHora
(aproximada)
Fechamento do trânsito Taguatinga p/ Plano Piloto17:15
Início sentido único Plano Piloto p/ Taguatinga17:30
Fim sentido único Plano Piloto p/ Taguatinga19:15
Abertura do trãnsito Taguatinga p/ Plano Piloto19:30

Lembre-se de que esses horários estão sujeitos a flutuações devido a colisões/acidentes e mudanças de horário a critério do DER. As inversões acontecem de segunda a sexta-feira e não acontecem em feriados.

Nota: embora este blog seja voltado principalmente a meios sustentáveis de mobilidade, como ônibus, metrô, bondes elétricos, bicicletas etc, a via Estrutural acaba sendo uma das únicas alternativas para quem precisa se deslocar de carro de Taguatinga Norte, Ceilândia e Vicente Pires para o Plano Piloto de Brasília. Uma faixa exclusiva para ônibus (FEO) ainda é cogitada para a via Estrutural, mas a idéia está tornando-se difícil de ser implementada devido à impopularidade das FEOs junto aos brasilienses, o que só agrava o problema da mobilidade urbana no DF. Todos acabam comprando carros e utilizando-os todos os dias.

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