Pensando, com um toque de bom humor, desenvolvimento, mobilidade e sustentabilidade do DF/Entorno.
Nossa página principal: facebook.com/andabrasilia
Receba atualizações pelo twitter também: twitter.com/andabrasilia

sexta-feira, 22 de março de 2013

Passarela subterrânea ou beco enterrado?

Brasília, cidade considerada tão moderna, está infestada pela pior modalidade de beco: o beco enterrado.

Passarela subterrânea inundada em Brasília (foto de 2012 obtida na internet de autor desconhecido)
Passarelas em Brasília: péssimas até para quem pode subir e descer escadas.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Como combater o congestionamento das cidades brasileiras?

Qual a solução para os congestionamentos? Soluções passam obrigatoriamente por faixas exclusivas para ônibus, transporte público bom e barato, boas calçadas e ciclovias.

Combater congestionamento alargando vias é como combater obesidade afrouxando cintos.
"Combater congestionamento alargando vias é como combater obesidade afrouxando cintos."
OlimPIADAS do Brasil
OlimPIADAS do Brasil

Sempre aparece um político prometendo, durante a campanha eleitoral, uma duplicação de pista para carros, ou um viaduto, uma nova ponte... Para uma cidade, está tudo errado. Infraestrutura apenas para o carro é cara e ineficaz. Os congestionamentos não acabam. Às vezes só mudam de lugar. Combater o congestionamento de carros e a poluição passa, sem dúvida, por:

Valorizar o transporte público, seja com ônibus rodando em faixas exclusivas, sistemas de BRT (corredores de ônibus rápidos e modernos como em Curitiba), bondes articulados (VLT), seja com metrô para as cidades com milhões de habitantes. Se for com ônibus, devem ser bons (com piso baixo ou rampas de acesso, para embarque e desembarque rápidos, motor traseiro para conforto e silêncio, câmbio automático, ar condicionado e suspensão a ar) e não como os que rodam no DF (motor dianteiro e "dentro" do ônibus, câmbio manual, suspensão de molas, com câmbio automático e sem ar condicionado).

Faixas exclusivas para ônibus: não faz sentido um ônibus grande cheio de pessoas preso no mesmo congestionamento que carros particulares com uma ou duas pessoas. O carro utiliza mal o espaço e deve ser desestimulado. E as faixas exclusivas devem ser de preferência segregadas e com semáforos com sensores para abrirem quando os ônibus ou bondes forem passar.

Boas ciclovias e ciclofaixas, que incentivem que pessoas deixem seus carros em casa para trajetos curtos, seja até o local de trabalho ou estudo, seja até pegar outro modal de transporte.

Boas calçadas: países desenvolvidos são um bom exemplo de calçadas bem cuidadas, limpas e largas. Diminuir calçadas e praças para criar faixas para carros é a típica "solução" de país subdesenvolvido que nada resolve.

Boa integração entre os vários modos de transporte. Integração de verdade, completa. E que NÃO tenha limitações absurdas de tempo, horários, locais, modais de transporte etc.

Transporte público deve ser barato. No Brasil várias vezes sai mais barato andar de carro do que de ônibus, o que é um completo absurdo.

Pedágios urbanos e estacionamentos caros. Megacidades como Londres, Nova Iorque, Paris e Tóquio, só conseguiram diminuir consideravelmente os congestionamentos combinando as ações acima com políticas de desestímulo ao transporte individual, com estacionamentos e pedágios urbanos bastante caros: essas são boas fontes de financiamento para investimentos em transporte público. Várias cidades desenvolvidas pelo mundo têm os famigerados parquímetros há décadas.

Qualquer outra solução é meramente paliativa: ou empurra o congestionamento de um lugar para outro ou o deixa menor por um tempo. Cidades que investiram em viadutos, vias elevadas e vias expressas, como São Paulo, colhem congestionamentos. E São Paulo, mesmo tendo rodízio de veículos, é mais uma cidade que mostra que rodízios de veículos por placa são uma medida ineficaz sozinha.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Comentários sobre afrouxamento da lei seca pela PGR

Leitores do CB comentam o possível afrouxamento da lei seca depois de parecer da PGR no estilo "já que há tanta impunidade, por que punir o bêbado?"

Mulher fazendo teste de alcoolemia (etilômetro ou bafômetro).
Segundo entendimento de vice-procuradora da PGR, negar teste de alcoolemia não pode implicar em punição. WP

A seguir a voz do povo: foram selecionados alguns comentários de leitores de matéria do Correio Braziliense sobre o possível afrouxamento da lei seca que pode se seguir a parecer da PGR (Procuradoria Geral da República) contrário à punição aos motoristas que se recusarem a fazer o teste do bafômetro.

No entender da vice-procuradora-geral da República, Deborah Macedo Duprat de Brito Pereira, a punição administrativa para quem se recusa a se submeter ao etilômetro é uma forma de obrigar o motorista a se autoincriminar.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Novo Papa usa transporte público, cozinha própria comida e anda de bicicleta

Novo Papa, Jorge Mario Bergoglio, de agora em diante Papa Francisco I
Novo Papa, Jorge Mario Bergoglio, adotará nome Francisco

Novo Papa, Papa Francisco, prega a humildade, usa transporte público, cozinha a própria comida e anda de bicicleta.

Novo Papa, o argentino Jorge Mario Bergoglio, foi corajoso ao adotar o nome de Francisco de Assis, fundador da ordem mendicante dos Frades Menores. Como não poderia deixar de ser, o novo Papa, Francisco, prega a humildade.

Francisco abriu mão da limusine a que tinha direito no Vaticano para usar transporte público. Ele cozinha a própria comida e diz-se que costumava andar de bicicleta na Argentina.

Lembrando que o Vaticano, por ser um estado pequeno, favorece que deslocamentos sejam feitos a pé. Já Buenos Aires, capital argentina, tem um dos sistemas de metrô mais antigos do mundo, com um século de idade (completará 100 anos de fundação em 1913).

Fiquemos atentos às mudanças que o novo Papa trará à Igreja Católica e ao Vaticano, terra de grandes palácios e ostentação.

Com informações de Euronews.

terça-feira, 12 de março de 2013

Ciclista é atropelado por micro-ônibus e morre

Mais um caso de atropelamento e morte de ciclista no DF. Repercussão do caso é pequena.

Colisão de carro com bicicletas
Acidentes de bicicleta no Brasil são tragédias diárias

A notícia a seguir é do Clica Brasília e teve pouquíssima repercussão na imprensa de Brasília. O garoto não estava em avenida importante e foi atropelado por um veículo de transporte público.

Ciclista é atropelado por micro-ônibus e morre
Publicação: Terça-feira, 12/03/2013 às 15:00:00
Atualização: 12/03/2013 às 19:43:33

Por volta das 10h de hoje, um adolescente de 12 anos foi atropelado por um micro-ônibus, enquanto andava de bicicleta na avenida principal do Novo Gama. Segundo testemunhas, o adolescente se desequilibrou e bateu no veículo que acabou passando por cima dele.

No momento do acidante, o garoto estava acompanhado de dois amigos. Ele não resistiu e morreu na hora.

Fonte: Clica Brasília.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Comentários de leitores sobre ciclovias em Brasília e DF

Leitores postam comentários interessantes sobre matéria do CB sobre bicicletas.

Ciclistas, Brasília, DF. Crédito: Janine Moraes/CB/D.A Pres.
Passeio de bicicleta com a família.
Abaixo colocamos alguns comentários postados em matéria do Correio Braziliense sobre a bicicleta como meio de transporte. Vale a pena dar uma olhada no que as pessoas dizem e pensam:

domingo, 10 de março de 2013

Entenda os reais motivos que causaram o pânico no metrô

Após uma freada brusca do metrô e devido à demora no socorro, o pânico tomou conta dos usuários: eles quebraram os vidros e pularam na via.

A notícia a seguir é do Jornal de Brasília e confronta a versão do diretor do Metrô-DF de que um passageiro havia sido responsável pelo caos desta semana.

Com 227 mil bicicletas, DF sente falta ciclovias e campanhas educativas

Reportagem do CB mostra parte dos problemas enfrentados por ciclistas nas vias do DF, como ciclovias fora do padrão e falta de respeito de motoristas.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Dentre passageiros que ficaram presos no metrô, há uma grávida

Cerca de 20 pessoas, entre elas uma grávida, estão em observação. Pacientes levados ao Hospital de Ceilândia ainda não foram atendidos por falta de médicos.

Diretor de operações do metrô justifica caos com ação errada de passageiro

Diretor de operações do Metrô de Brasília joga culpa de caos de hoje em um passageiro que quebrou uma das janelas após pane no trem.

Trem do metrô para de funcionar e passageiros quebram janela para sair

Metrô de Brasília falha, passageiros trancados começam a passar mal e, como não funcionaram as alavancas de emergência, tiveram de quebrar as janelas.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Carros e motos declaram guerra a ônibus e bicicletas

Vídeo sobre intolerância de motoristas com ciclistas e ônibus leva à pergunta: um meio de transporte é mais importante ou sempre melhor que os outros?

terça-feira, 5 de março de 2013

Novo horário de inversão da Via Estrutural ajuda a quem?

Horário de inversão da Via Estrutural (EPCL ou Estrada Parque Ceilândia) começa 30 minutos mais cedo a partir desta semana.

GDF cria "novo" autódromo em Brasília

Em notícia de divulgação das atividades ciclísticas do Governo, GDF cria o suposto "Autódromo Nilson Nelson".

População reclama mas sobram ônibus em Taguatinga e Ceilândia

Segundo notícia do CB, ônibus supostamente subaproveitados de Taguatinga e Ceilândia estão sendo deslocados pelo GDF para outras áreas.

Reajuste da passagem de ônibus de 50% no DF

Para Wagner Canhedo, dono da Viplan, as passagens de ônibus do DF deveriam ser reajustadas em 50%, até R$ 4,50, para que o sistema se reequilibre.

domingo, 3 de março de 2013

Usuária de ônibus detona DFTrans e GDF via Twitter

Usuária do transporte público e do Twitter indigna-se com forma desastrada de GDF e DFTrans implementarem a integração de ônibus em Taguatinga Centro.