Pensando, com um toque de bom humor, desenvolvimento, mobilidade e sustentabilidade do DF/Entorno.
Nossa página principal: facebook.com/andabrasilia
Receba atualizações pelo twitter também: twitter.com/andabrasilia

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Metrô-DF não dá previsão para operar com todos os trens

Com o Metrô-DF lotado em horários de pico, GDF não dá previsão de quando todos os trens disponíveis começarão a rodar simultaneamente.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

"Agnelocóptero": mais um ponto para o governador

Enquanto brasilienses se arrastam em congestionamentos, péssimas calçadas, ciclovias incompletas e ônibus lotados, Agnelo constrói segundo heliponto.

Um governador de um lugar pequeno como o DF não deveria andar de helicóptero. Nem prefeitos.

Como se não bastasse o absurdo de o governador do Distrito Federal não andar pelo lugar que governa porque anda de helicóptero, ainda vai usar o nosso dinheiro, nossos impostos, para construir um segundo heliponto na residência oficial do governo do DF. Segundo o Diário Oficial do DF, foram liberados mais de 200 mil reais para a empreitada.

Governador, o senhor deveria andar mais pela região do DF para conhecer de perto os problemas do povo local. Eu particulamente recomento a Vossa Majestade, já que pertence ao Partido dos Trabalhadores, a substituição do helicóptero por ônibus, que andam pela faixa exclusiva da EPTG, onde fica a residência oficial, ou por viagem no Metrô-DF, implantando e então utilizando integração Metrô/ônibus na EPTG. Porque os trabalhadores que eu conheço não vão ao trabalho de helicóptero.

A informação completa está em Helicópteros farão a festa na residência de Agnelo. Cheguei à notícia pelo blog Informando e Detonando.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Ônibus elétrico chinês do GDF: só propaganda

Governador Agnelo Queiroz anuncia ônibus elétrico para turistas da Copa do Mundo de 2014.

Ônibus será para turistas da Copa do Mundo.

O GDF finalmente apresentou o ônibus elétrico chinês que havia anunciado alguns meses atrás. O ônibus não parece ter qualquer viabilidade como transporte de massa no DF: ele tem autonomia apenas de 180 km, antes de ter de ficar por 8 horas recarregando as baterias.

Como as distâncias no DF são muito grandes, esses 180 km (se não pegar congestionamento pesado; com ar condicionado ligado são alegados 150 km) não serão suficientes, por exemplo, para fazer duas viagens, ida e volta, da Rodoviária do Plano Piloto até Planaltina, o que faz desse um ônibus viável apenas para as propagandas do GDF.

Ônibus após licitação do sistema

Governador saindo de ônibus que será para turistas da Copa do Mundo

O cidadão brasiliense terá de se acostumar mesmo é com os "caminhões" que atualmente rodam no DF. E não se enganem com a licitação do sistema de ônibus 2012/2013. Os caminhões serão novos, mas continuarão sendo caminhões. Serão os ônibus chamados de cabritos ou caminhônibus: ônibus com suspensão de molas (desconfortáveis) e com motor dianteiro (por isso quentes e barulhentos). Além disso, ao contrário das promessas iniciais, não terão ar condicionado, apesar de terem motor dianteiro. O motor na frente do veículo, posicionado ao lado do motorista, esquenta ainda mais o interior dos ônibus. A licitação não fez qualquer exigência obrigando de ônibus com piso baixo, suspensão a ar ou motor traseiro. Só haverá uma qualidade um pouco superior nos ônibus articulados (sanfonados).

Pode-se concluir, então, que o GDF faz muita propaganda desse ônibus elétrico, da licitação do sistema que nunca sai e do novo cartão de ônibus, mas de prático e efetivo não há nada. Não há priorização de verdade do transporte público coletivo. E o Metrô-DF, em quase dois anos de Governo Agnelo, teve uma única mudança: a de presidente para presidenta. Nada de ampliações, novas linhas, novas estações ou diminuição de tempo entre os trens.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Metrô-DF: Falta energia elétrica para “novos” trens

GDF e CEB não atendem a demanda de energia elétrica do Metrô-DF, mas atenderão prontamente a demanda do novo Estádio Nacional de Brasília.

Imagem de vídeo de celular que mostra explosões
em trem (composição) do Metrô-DF em  21/09/2012.

Desde 2010, quando chegaram novas composições (trens) no Metrô-DF, que atende a região metropolitana de Brasília, o GDF e a direção do Metrô diz que não pode colocar todos os trens em operação porque a subestação de energia elétrica de Águas Claras está sobrecarregada.

Pois a notícia de hoje do Correio Braziliense é de deixar estarrecido quem sempre esperou melhorias para o metrô, ainda mais que o governador Agnelo Queiroz afirma que dá e dará prioridade ao transporte público coletivo. Leia a matéria do CB: