Pensando, com um toque de bom humor, desenvolvimento, mobilidade e sustentabilidade do DF/Entorno.
Nossa página principal: facebook.com/andabrasilia
Receba atualizações pelo twitter também: twitter.com/andabrasilia

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

As ciclovias de Brasília-DF: péssimo exemplo

GDF e governador Agnelo Queiroz ensinam ao mundo a maneira errada de implantar ciclovias, favorecendo a propaganda e não o ciclista.

Ciclovia termina abruptamente no Setor Sudoeste,perto do centro de Brasília
Ciclovia no Setor Sudoeste, perto da área central de Brasília: esse é o destino. Foto: Rodas da Paz

É impressionante como as ciclovias vêm sendo implantadas em Brasília de forma equivocada (pra dizer o mínimo), unilateral e sem nem bicicletários. A sociedade não é ouvida. As sinalizações são inexistentes ou confusas. Obras concluídas, inauguradas e entregues à população mais se parecem com obras no início. Alguns tópicos sobre elas:

1) Sempre existem as tais audiências "públicas" para fingir que estão ouvindo a sociedade (sempre são em dias, horários e locais em que a maior parte da população não pode comparecer).

2) Essas ciclovias têm um simples propósito: passar na propaganda "construímos X km de ciclovias".

3) Ciclovias mal feitas estão no Sudoeste, Recanto das Emas, Santa Maria, Asa Sul, Asa Norte...
3.1) Que eu saiba nem recuperaram as ciclovias já existentes em Taguatinga Norte e Ceilândia (não consertam porque isso não gera propaganda de obra nova).

4) Esse pessoal devia ir pra Holanda aprender a fazer ciclovia, bicicletários e integração. É óbvio que as ciclovias devem ligar lugares e ser ligadas umas as outras, numa rede coesa. Não é o que acontece em Brasília. Querem apenas "acumular quilometragem" para as propagandas (item 2).

5) Os governos acham que implantar a cultura ciclística e de mobilidade sustentável é apenas criar apenas algumas faixas cimentadas sem toda a infraestrutura, interligações e sinalizações necessárias. Fica claro que para o Governador Agnelo Queiroz a prioridade ainda é o carro, que recolhe IPVA e paga ICMS de 25% para o DF na gasolina.

6) Não adianta ciclovia que liga nada a lugar nenhum (sem integração entre elas e sem ligar pontos importantes da cidade).

7) O Governador Agnelo afirma, em seu discurso e nas infindáveis propagandas do GDF, que a prioridade são as formas sustentáveis de mobilidade, como ônibus e bicicletas. Mas deixa abandonadas as calçadas, não investe no metrô, está implantando paradas de ônibus ridículas e, pior de tudo, só anda de helicóptero pago com nossos impostos.

Brasília, por enquanto, não tem solução em termos de mobilidade. Caminhamos para um futuro cheio de carros e motos congestionando nossas vias e poluindo. Logo seremos uma São Paulo ou uma Índia (mas com nosas motos barulhentas no lugar dos tuc-tucs de lá).

Veja também: Comentários de leitores sobre ciclovias em Brasília e DF.

comments powered by Disqus

Aviso: Você é legalmente responsável pelos seus comentários. Comente com educação! As opiniões nos comentários não refletem a opinião deste blog.

Para comentar, use sua conta Twitter, Facebook ou Google+ para logar, ou use seu nome e e-mail (seu Gravatar será usado, se você tiver um).