Pensando, com um toque de bom humor, desenvolvimento, mobilidade e sustentabilidade do DF/Entorno.
Nossa página principal: facebook.com/andabrasilia
Receba atualizações pelo twitter também: twitter.com/andabrasilia

quinta-feira, 7 de março de 2013

Carros e motos declaram guerra a ônibus e bicicletas

Vídeo sobre intolerância de motoristas com ciclistas e ônibus leva à pergunta: um meio de transporte é mais importante ou sempre melhor que os outros?

E se quem tivesse apenas uma pequena faixa à margem da pista fosse o carro?

Infelizmente desde JK, o tão aclamado pai de Brasília, carros, caminhões e, mais recentemente, motos, são considerados o principal e melhor meio de transporte do Brasil. É o transporte que vem sendo incentivado no Brasil com avenidas cada vez mais largas e de maior abrangência, em detrimento de formas mais sustentáveis de transporte, como: bicicletas, ônibus, bondes e metrô.

Qualquer faixa exclusiva para ônibus ou pequena ciclofaixa para bicicletas é alvo, como no vídeo, das mais iradas reclamações, por mais que o espaço dos carros seja incomparavelmente maior e que sua eficiência em transportar pessoas é inerentemente limitada.

O carro é uma ferramenta fantástica, bem como o petróleo; mas as seguintes perguntas ficam no ar:

  1. Para onde o uso desenfreado e irracional do petróleo e dos automóveis nos leva?
  2. Quais interesses fazem com que as pessoas menos favorecidas economicamente morem em pequenas residências bem distantes dos grandes pólos de empregabilidade?
  3. Quem é mais importante: uma pessoa dentro de um carro, uma pessoa em cima de uma bicicleta ou uma pessoa junto a mais 60 dentro de um ônibus?
comments powered by Disqus

Aviso: Você é legalmente responsável pelos seus comentários. Comente com educação! As opiniões nos comentários não refletem a opinião deste blog.

Para comentar, use sua conta Twitter, Facebook ou Google+ para logar, ou use seu nome e e-mail (seu Gravatar será usado, se você tiver um).