Tanto Londres como Brasília têm metrô e muitos ônibus: mas qual cidade tem melhor transporte público e mobilidade urbana?
Tanto Londres como Brasília são capitais de seus países, Inglaterra e Brasil, respectivamente. Deixamos a seguinte pergunta: qual cidade tem transporte público melhor? Como se compara a mobilidade urbana dessas duas cidades? A tabela abaixo ilustra alguns aspectos que influenciam a mobilidade das pessoas dentro das regiões metropolitanas das duas cidades.
Brasília | Londres | |
---|---|---|
Ano de fundação | 1960 | Fundada em 43 DC, refundada em 886 DC |
População | 2,5 milhões (3,8 contando na RIDE) | 8,3 milhões |
Classificação de cidades globais | Não é Cidade Global | Cidade Global Alpha++ |
Metrô | Sim | Sim |
Metrô (km de trilhos) | 42 km | 400–420 km |
Metrô (número de linhas) | 1,5 (duas linhas em Y, com sobreposição de itinerário) | 11 |
Metrô: Passageiros/dia | 130 mil | 3,2 milhões |
Ônibus: Passageiros/dia | 1,2 milhões | 6 milhões |
Faixas exclusivas para ônibus | Sim (mal implementadas) | Sim (em asfalto vermelho ou segregadas) |
Fiscalização eletrônica das faixas exclusivas | Sim | Sim |
Ônibus de grande capacidade | Pouquíssimos articulados (sucateados) | Sim (articulados1 e de dois andares) |
Ônibus de baixa emissão de poluentes (entre Euro-5 e 6) | Não | Sim |
Ônibus híbridos e/ou elétricos | Apenas 1 (em testes[ref]) | Sim |
Ônibus de qualidade (piso baixo, motor traseiro, suspensão a ar) | Pouquíssimos (alguns da TCB) | Sim |
Livre de rodízio de veículos (por número de placa) | Sim | Sim |
Pedágios urbanos | Não | Sim (nas zonas centrais) |
Estacionamentos públicos pagos | Não | Sim (nas zonas centrais) |
Ciclovias, ciclofaixas, bicicletários etc | Apenas ciclovias (mal implementadas) | Sim (mal implementadas, mas melhores que as do DF) |
Ruas pedonais (apenas para pedestres e às vezes ciclistas) | Não | Sim |
Qualidade e abrangência das calçadas | Mediana no Plano Piloto e ruim nas satélites | De boa a excelente |
Escoamento de águas das chuvas | De mediano a ruim | De bom a excelente |
Saber que cidade está melhor agora é muito fácil. Mas a pergunta que fica é: qual cidade estará melhor daqui dez, vinte ou trinta anos?
Vale lembrar que, apesar de a Inglaterra ser a terra de uma das maiores empresas de petróleo do mundo (a British Petroleum), de várias fabricantes de automóveis (Rolls-Royce, Bentley, McLaren...) e ser a sede da Fórmula 1, a importância e o uso do automóvel lá está sendo reduzida sistematicamente. É para pensarmos até onde essa veneração brasileira ao automóvel deve ser vista como saudável.
Referências
1 A maior parte dos articulados de Londres foi substituída por ônibus de dois andares até o ano de 2011 como parte de promessa de campanha do prefeito Boris Johnson. A questão envolveu grande polêmica, pois envolveria grandes custos para a empresa pública de transportes da cidade.