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domingo, 25 de agosto de 2013

Escritor Marcelo Rubens Paiva multado por usar vaga de cadeirante

O escritor Marcelo Rubens Paiva, que é cadeirante, foi multado três vezes pela CET por utilizar a vaga de cadeirante. Ele porta todos os documentos necessários para utilizar a vaga e acusa os agentes da CET de o multarem sem ao menos descer do carro para ver se os documentos estavam visíveis no para-brisa de veículo. Ele recorreu, mas não adiantou.

Marcelo foi quem primeiro incentivou a criar essas vagas especiais na cidade de São Paulo, depois de tê-las visto em funcionamento no exterior e foi o primeiro cidadão paulistano a receber licença para utilizá-las.

Com informações de mobilize.org.br.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Mobilidade Urbana para TODOS

Desafio: encontre um político qualquer voltando do trabalho nesta foto!
Crédito da imagem: vi neste link.

Enquanto ônibus, metrôs, ciclovias e calçadas não forem para TODOS usarem, incluindo políticos e classes média e mais altas, vão ser ruins. Apenas tirar impostos dos transportes pode acabar só engordando o lucro dos empresários.

O povo sofre com carros presos em congestionamentos, em ônibus e metrôs lotados, com estrutura cicloviária precária ou inexistente e com calçadas estreitas, mal conservadas e invadidas por carros, ambulantes, moradores de rua, drogados, traficantes e prostitutas. Enquanto isso, prefeitos e governadores deslocam-se como reis do alto de seus helicópteros...

Metrô-DF: Estação Centro Metropolitano

Estação Centro Metropolitano do Metrô-DF mostra que não adianta ter metrô sem uma agradável estrutura de integração para motoristas, pedestres e ciclistas.

Foto: Google Street View
Acesso norte da Estação Centro Metropolitano do Metrô-DF

Essa é a Estação Centro Metropolitano do Metrô-DF. Acesso ruim, poeira demais e calçada de menos. A integração é feita a pé ou de carro, onde o "estacionamento" é improvisado. Não há infraestrutura cicloviária nas proximidades.

É difícil saber se essa estrutura sobre o terreiro foi mesmo construída para dar sombra aos carros ou se era algo para os usuários do metrô esperarem carona ou algum futuro ônibus de integração. Vale lembrar que sssa estação fica ao lado do Detran de Taguatinga e bem próxima ao futuro centro administrativo do GDF.

Não há integração com nenhuma linha de ônibus ou micro-ônibus. São cerca de 220 metros de caminhada em condições nem próximas das ideais para ir do abrigo de ônibus mais próximo e do Terminal Rodoviário de Taguatinga Norte até a plataforma de embarque do metrô. O GDF entregou o metrô, mas esqueceu que não basta entregar os trilhos e os trens.

A Estação Onoyama, anterior a essa para quem vem da Estação Central, é uma das estações fantasma. Não há nem previsão para sua conclusão.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

PM-Rio defende a criação de manifestódromo para evitar engarrafamentos

Manifestódromo

PM do Rio defende a criação de "manifestódromo" para evitar engarrafamentos

Terá abadá?

Notícia: ‘Manifestódromo’ liberaria vias vitais e evitaria caos no trânsito

Via: Facebook porraserra1.

Nosso comentário: Já que a PM-Rio quer fazer propostas para acabar com congestionamentos, que tal se a próxima idéia fosse melhorar ciclovias, calçadas e transporte público? ISSO evitaria engarrafamentos!

Talvez a próxima proposta da PM-Rio para evitar engarrafamentos seja o chuvódromo...

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Como o ciclista é visto

Essa composição foi feita para São Paulo, mas é interessante e vale uma olhada. Em todo o Brasil, a situação de quem anda de bicicleta e a pé não é boa. Talvez se bicicleta e tênis pagassem IPVA...

A imagem que imagino ser a original estava no Facebook.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Camisinha em creme de leite gera indenização de R$ 4 mil

Consumidora de Brasília ganhou no TJDF direito à indenização de 4 mil reais após encontrar um preservativo dentro de embalagem de creme de leite da marca LeitBom

Creme de leite e camisinha

Uma consumidora de Brasília comprou, em meados de 2012, uma caixa de 200g creme de leite da marca LeitBom. Ela fez um pequeno furo na caixa para usar um pouco do creme e depois o guardou. Quando ela abriu a caixa toda para fazer uma canjica, se deparou com a camisinha e resolveu procurar o Procon-DF e a Polícia Civil.

Nesta semana a consumidora ganhou, no TJDF, o direito a indenização de R$ 4 mil. A decisão foi unânime e não cabe recurso. Na decisão, o relator destacou o art. 14 do Código de Defesa do Consumidor, segundo o qual o fornecedor de serviços responde, independentemente de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços.

Os magistrados entenderam que a presença do preservativo dentro do produto parcialmente consumido seria suficiente para provocar dano moral e atingia a integridade física e psíquica da consumidora.

A LeitBom divulgou nota[1] sobre o caso:

"A Leitbom informa que o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) prestou atendimento a consumidora, que se negou a disponibilizar o produto para a realização de análises e posterior posicionamento da empresa por meio de um laudo técnico. empresa não concorda com a decisão judicial, tendo em vista que o creme de leite UHT Leitbom é produzido com alta tecnologia e sem qualquer tipo de contato com o operador ou possibilidade de abertura de linha durante o processo de produção, sendo impossível haver contato com o meio externo. Filtros milimétricos, homogeneizadores e demais componentes impossibilitam a presença de qualquer corpo estranho no produto final".

Sinceramente, apenas R$ 4.000,00 ficou muito barato para a empresa. Esse dinheiro não dura quase nada, já o nojo de ter encontrado uma camisinha em na sua comida é para sempre.

Conta vai para os cofres públicos

Foto: Tereza Neuberger

Cerca de R$ 150 milhões poderão ser retirados dos cofres públicos para pagar a rescisão de contrato dos rodoviários de empresas que estão saindo do sistema de transporte do Distrito Federal. Isso por que o Ministério Público do Trabalho propôs um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o governo e as empresas para tentar colocar todos os ônibus da nova frota nas ruas até dezembro. Para isso, a dívida com os rodoviários deve ser quitada.

A mediação está em andamento na 10ª Região do ministério e trata tanto da recolocação no mercado dos profissionais demitidos quanto do recebimento das verbas rescisórias deles. As empresas já informaram, em reunião com o Ministério Público, não ter condições de pagar todos os contratos de uma só vez.

Decisão

“O prejuízo é muito grande. As empresas não faturam porque o governo não quer aumentar a tarifa, mas também não dá subsídio o suficiente para o sistema”, diz o presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus do DF e dono da Viplan, Wagner Canhedo.

O pleito está de acordo com uma lei que indica um acerto de contas por parte do governo de artigos que não foram utilizados no tempo de contrato da empresa. “O GDF precisa fazer o ressarcimento do que foi comprado a mando dele e não foi aproveitado pelas empresas que deixam o sistema. É justo que o governo arque com os empregados que irão sair”, conclui Wagner.

O GDF se diz empenhado em resolver o assunto e que aguarda os números exatos dos custos para a tomada da decisão, o que deve ocorrer em 15 dias. Porém, em entrevista na TV, o secretário de Transportes disse que o governo deve aceitar o acordo e tentar parcelar a despesa.

Fonte: clicabrasilia.com.br. Via: Blog Rede Integrada.

Acidente entre dois ônibus deixa pelo menos 30 feridos na BR-020

Dez viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas para prestar socorro às vítimas

O ônibus coletivo bateu na traseira de um ônibus de turismo (Gustavo Moreno/CB/D.A Press)

Dois ônibus se envolveram em um acidente por volta das 10h30 desta quinta-feira (15/8), na BR-020, em frente ao condomínio Império dos Nobres, no sentido Plano Piloto. A pista principal foi interditada e há congestionamento na via. Os veículos em direção à capital passam pela pista marginal.

O ônibus coletivo bateu na traseira de um ônibus de turismo (Gustavo Moreno/CB/D.A Press) O ônibus coletivo bateu na traseira de um ônibus de turismo

De acordo com o Corpo de Bombeiros, há pelo menos 30 vítimas com escoriações leves. As vítimas foram atendidas por dez viaturas dos bombeiros e encaminhadas aos hospitais de Base, Paranoá, Planaltinha e Sobradinho.

O acidente ocorreu em uma subida da BR-020. O ônibus de transporte coletivo da empresa Monte Alto, com 30 pessoas a bordo, bateu na traseira do ônibus de turismo da empresa Real Expresso, onde só o motorista estava. O coletivo fazia seguia de Planaltina para a rodoviária do Plano Piloto.

O motorista do Real Expresso foi levado ao Hospital Regional de Sobradinho com dores abdominais. Já o motorista do Monte Alto teve apenas um corte na mãe esquerda e não precisou ser levado ao hospital.

Este é o terceiro acidente na BR-020 nesta quinta-feira. Mais cedo, um ônibus pegou fogo e três carros se envolveram em uma batida.

Com informações de Thalita Lins. Fonte: Correio Braziliense

Ônibus é incendiado na BR-020, próximo a condomínio de Sobradinho

Um acidente envolvendo três carros também complicou o trânsito na via nesta manhã

Resto do ônibus incendiado na BR-020 (Gustavo Moreno/CB/D.A Press)

Um ônibus pegou fogo na manhã desta quinta-feira (15/8), na BR-020, próximo ao condomínio Nova Colina, em Sobradinho. O Corpo de Bombeiros não soube informar se alguém ateou fogo no ônibus ou se houve uma pane elétrica.

Três viaturas foram encaminhadas para o local: uma de água, uma de emergência e outra apoio.

Resto do ônibus incendiado na BR-020 (Gustavo Moreno/CB/D.A Press) Resto do ônibus incendiado na BR-020

Acidente na BR-020

Três carros se envolveram em uma batida, na mesma rodovia, no sentido Planaltina. Os bombeiros informaram que receberam o chamado de emergência às 7h41. A pista ficou congestionada, mas a situação se normalizou por volta das 10h, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Pelo menos duas pessoas ficaram feridas e foram levadas para o Hospital Regional de Planaltina (HRP). Duas viaturas fizeram o atendimento às vítimas.

Fonte: Correio Braziliense

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Mobilidade Urbana é tema de audiência pública em Cidade Ocidental

Mobilidade Urbana - Entorno Sul de Brasília

A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) realizou na segunda-feira (12), em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores da Cidade Ocidental, a audiência pública "Mobilidade Urbana - Entorno Sul/Brasília" para debater a possibilidade de implantação de um sistema ferroviário para transporte de cargas e passageiros na região. De acordo com o diretor-superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado, a audiência foi uma oportunidade de mostrar à população a necessidade de se implantar o Veículo leve sobre trilhos (VLT) na região. " O VLT irá contribuir para desafogar um eixo tão conturbado como a BR 040. Ele vai beneficiar cerca de seiscentas mil pessoas, que terão transporte de qualidade, ou seja, um transporte mais humano", destacou Dourado.

Para Rogério Mourão, vereador da cidade ocidental, a intenção é unir forças e deixar claro para as autoridades sobre a importância da implantação do VLT. "Nós precisamos desafogar a nossa BR e melhorar o transporte. Se não nos unirmos em defesa do VLT, ele não vai sair", afirmou o vereador.

Em junho deste ano, a Sudeco relançou o edital do trem Brasília-Luziânia para contratar a empresa responsável pelo transporte ferroviário. A empresa fará a o estudo técnico sobre a viabilidade econômica, operacional e ambiental para o transporte dos passageiros no trecho ferroviário entre as cidades de Luziânia (GO) e Brasília. Atualmente a ferrovia é utilizada apenas para transporte de carga. Cada composição do trem terá quatro vagões transportará 800 pessoas, o que deve beneficiar mais de 600 mil moradores da região. O investimento será de R$ 1,8 milhões. A expectativa é que já no início de setembro, seja anunciado o consórcio vencedor para a elaboração do EVTEA.

Participaram da audiência pública representantes do Ministério da Integração Nacional, por intermédio da Sudeco, representantes da ANTT, do DNIT, da Secretaria do Entorno do Distrito Federal, da Secretaria do Entorno de Goiás, da Câmara dos Deputados e do Senado, das Assembleias do DF e de Goiás, das Prefeituras e Câmaras Municipais do Entorno Sul do Distrito Federal.

Fonte: SUDECO. Via: Blog Rede Integrada de Transporte Coletivo.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Só transtorno: falta interesse da União e da ANTT em licitação

Governo teve 20 anos para licitar linhas de ônibus em linhas com mais de 75km, mas ainda assim alega estar fazendo estudos.

Valter Campanato/Agência Brasil

Mostramos a seguir trechos de notícia da EBC que trazem vários pontos interessantes da velha história da licitação das linhas de ônibus sob responsabilidade da ANTT. A juíza Lana Lígia Galati chega a dizer que a situação “aponta falta de interesse das rés – União e ANTT – em concluir o processo licitatório”. O Governo Federal deveria ter começado os estudos para licitação em 1993, mas até hoje alega que os estudos estão em andamento. Abaixo, os trechos da reportagem:

"De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), autor da ação na Justiça, o caso se arrasta desde 1993, quando um decreto presidencial ofereceu o serviço por 15 anos em caráter emergencial, sob o argumento de garantir a continuidade do serviço enquanto governo e empresas iriam se adequar às novas regras para fazer as licitações."

(...)

"Ainda segundo o MPF, o último cronograma previa a publicação do edital em abril de 2012, um ano após o ministério ter proposto a ação e a Justiça ter concedido liminar que determinava a conclusão da licitação das linhas no prazo de 120 dias. A ANTT, então, recorreu ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que prorrogou o prazo por mais 90 dias. O cronograma, no entanto, novamente não foi cumprido."

(...)

"Em nota, o MPF informou que a juíza Lana Ligia Galati, da 9ª Vara Federal do Distrito Federal, manifestou que a situação “aponta falta de interesse das rés – União e ANTT – em concluir o processo licitatório”, já que o prazo de 15 anos seria suficiente. Caso a decisão judicial não seja cumprida, será aplicada multa de R$ 5 mil."

Multa de 5 mil reais? É isso?

Notícia: Justiça determina que ANTT licite 2 mil linhas de ônibus interestaduais e internacionais.

De acordo com o 'Blog Ponto de Ônibus', a licitação dessas linhas de ônibus deu um passo com sua inclusão no PND – Programa Nacional de Desestatização. Ainda segundo o blog, empresas de ônibus e ANTT "não entram em consenso sobre diversos pontos, como o dimensionamento da frota, o índice de ocupação dos ônibus, os subsídios cruzados entre linhas de maior demanda e a menos lucrativas e a divisão do sistema em 18 grupos e 60 lotes."

Aguarde próximos episódios dessa novela...

GDF promete coleta seletiva no DF para dezembro/2013

Com atraso de mais de 20 anos, GDF tentará implementar coleta seletiva no Distrito Federal até dezembro. Aterro sanitário será em Samambaia.

Coleta seletiva. Foto: Wikipédia

Com atraso de mais de 20 anos em relação a Curitiba, onde a coleta seletiva foi implantada em 1989, na gestão do então prefeito Jaime Lerner, o GDF tenta implantar a coleta seletiva no Distrito Federal, mas esbarra em problemas encontrados pelo TCDF no edital. O processo está a cargo do TJDF.

No entanto, mesmo que o GDF consiga sanar os problemas do edital, fica a pergunta: todo o sistema que envolve a coleta seletiva será bem implementado e executado?

A implementação do aterro será feita em Samambaia, cujos moradores poderão ter a qualidade de vida ainda mais prejudicada com um projeto mal feito ou com um grande fluxo de caminhões de lixo de todo o DF indo para essa região administrativa, que é uma das maiores do DF.

Novos rumos na coleta de lixo
Com a licitação do primeiro aterro sanitário, o lixão da Estrutural fecha e o sistema de coleta seletiva será implantado em dezembro de 2013. GDF colocará caminhões de lixo especiais para fazer a coleta seletiva em todas as cidades em dias alternados à coleta convencional
Ver matéria completa e entrevista em Mais Comunidade

sábado, 3 de agosto de 2013

Sem metrô. Só caminhão.

GDF deixa de lado a expansão do metrô para colocar todas as fichas do transporte público em caminhônibus.

Ônibus antigo da Viação Pioneira na Rodoviária do Plano Piloto de Brasília

Essa notícia é do final do ano passado, mas quem não viu tem de dar uma olhada: o GDF abandonou as novas linhas de metrô em favor dos ônibus.

O pior é que nem são ônibus bons, são "caminhônibus": ônibus com suspensão de molas (como em caminhão), piso alto e escadaria para entrar (como em caminhão), sem ar condicionado (isso caminhão tem) e com motor barulhento movido a óleo diesel na frente (como em caminhão).

Se o GDF realmente quisesse investir em bom transporte público por ônibus, colocaria dinheiro na TCB e não teria de ficar três anos enrolado numa licitação cheia de problemas. Com a vantagem de gerar bons empregos, com bons salários, para funcionários concursados, e não semi-escravos como no caso de quem trabalha para os marajás dos caminhônibus. Londres é um ótimo exemplo de gestão governamental que faz da cidade um excelente modelo de qualidade no transporte público. ‪#‎ficaadica‬

Já no DF, para andar num bom ônibus, o passageiro tem de desembolsar R$ 8,00 para embarcar no ônibus executivo que liga o Aeroporto Internacional de Brasília ao Setor Hoteleiro. Em linhas especiais como essa, disponíveis apenas para áreas nobres, ônibus híbridos devem começar a rodar.

Notícia: GDF abandona de vez as linhas 2 e 3 do metrô.

Crédito foto: Arquivo Público do DF SCS-LF-8.1.A - Neg. 48127 Vistoria em ônibus coletivos pelo Detran e DTU, na Rodoviária de Brasília. Data: 06/05/1987. Obtida por Lima.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Promessas da campanha 2010 de Agnelo Queiroz para mobilidade urbana

Imagem da capa do programa de Governo de Agnelo para o DF - Competência 2011-2014

Entre as promessas da campanha de 2010 de Agnelo para a mobilidade urbana estão "ônibus híbridos, bi/tri-articulados", implantar ampla rede cicloviária e bicicletários seguros com chuveiros e vestiários.

É sabido que os políticos fazem várias promessas durante a campanha eleitoral. A nós, eleitores, cabe conhecê-las e cobrá-las dos que foram eleitos. Mas como cobrar se na própria promessa há itens absurdos como "ônibus tri-articulados"? De qualquer maneira, enumeramos abaixo as promessas de campanha do atual governador Agnelo Queiroz para a área de transporte público.

Transporte Público e Trânsito

1 – Priorizar o transporte coletivo sobre o transporte individual no Distrito Federal como linha mestra de Política de Transporte e Mobilidade Sustentável integrada com o Uso do Solo, habitação, educação, saúde, assistência social, cultura, lazer, etc., promovendo a integração entre os modais e a implantação do bilhete único, com pleno controle pelo governo do serviço prestado.

2 – Fortalecer os meios de transportes coletivos (mais metrô, outros modais, ônibus e micro-ônibus, ciclovias e ciclofaixas),

3 – Restaurar o planejamento de tráfego e resgatar o papel inovador das medidas de segurança, educação e coerção à violência no trânsito;

4 – Implantar o Plano Diretor de Transporte Público Coletivo, regular a prestação dos serviços de transporte, disciplinando o papel de cada serviço (convencional, alternativo, especial, escolar e outros), com controle social, coibindo a clandestinidade e a contravenção.

5 – Romper o atual monopólio empresarial na área com a renovação das atuais concessões públicas por meio de licitações públicas capazes de atrair novos e mais operadores dos serviços de ônibus e/ou microônibus com serviços de qualidade e tarifas populares.

6 – Resgatar o Programa Paz no Trânsito que se tornou referência internacional em ação de combate à violência no transito e respeito ao pedestre.

7 – Regulamentar os serviços de transporte no Distrito Federal, implantando sistema integrado com o metrô, onde a grande maioria da população possa usufruir de um meio de transporte coletivo efi ciente e rápido, com tarifas justas e adequadas, estabelecendo uma efetiva concorrência empresarial na área com a renovação das atuais concessões públicas por licitações capazes de atrair novos operadores dos serviços.

8 – Implantar transporte de massa nas artérias mestras: metro, trens metropolitanos, ônibus híbrido, bi/tri-articulado, acessível, energia limpa, confortável, em corredores, bem como micro-ônibus de vizinhança, alimentando estações do metrô, trem, ônibus bi-articulado.

9 – Implantar ampla rede cicloviária, bicicletários seguros (chuveiros e vestiário em pontos estratégicos), integrada, localmente, aos demais modais, a escolas, hospitais, áreas de lazer, comércio, conectando as regiões administrativas.

10 – Liberar áreas urbanas centrais de estacionamentos de automóvel na superfície, viabilizando redes de ruas verdes articuladas a praças de uso múltiplo e construindo estacionamentos subterrâneos e edifícios garagem áreas centrais.

11 – Construir terminais nas entradas dos centros urbanos, em Brasília, ativando os terminais Asa Sul e Norte e implementar Anel Viário ao redor do DF, diminuindo o fl uxo de caminhões em nossas vias.

12 – Promover eventual concessão a empresas, igualmente a motoristas, em regime de economia social e solidária, com remuneração pelo serviço prestado por cada operador familiar articulado a uma cooperativa, fortalecendo a ação fi scalizadora e reguladora do Estado.

13 – Ampliar o Metrô para Ceilândia e Asa Norte e implantar o Veículo Leve sobre Trilho (VLT), revendo o plano anterior, e estudar a viabilidade de integrar o DF por uma via férrea de Planaltina a Santa Maria, alcançando o transporte semi-urbano e o transporte sobre pneus.

As propostas acima foram colocadas no Plano de Governo do atual governador. Agora cabe ao eleitor informado julgar se o que foi prometido foi executado ou não, e por quê.

Ônibus híbridos rodarão em áreas nobres do DF

Governo Agnelo anuncia compra de ônibus híbridos para áreas nobres do Distrito Federal. Durante a campanha governador havia prometido ônibus híbridos, bi-articulados e até tri-articulado para o DF.

Promessas de campanha de Agnelo Queiroz em foto com Cristovam Buarque, Rodrigo Rollemberg, Agnelo Queiroz e Tadeu Filippelli.
Promessas de campanha de Agnelo Queiroz em 2010

GDF anuncia que TCB vai comprar, até o fim do ano, 18 ônibus híbridos para o Distrito Federal ao custo de R$ 19,7 milhões. Durante a campanha eleitoral, em seu Plano de Governo 2011-2014, Agnelo prometia "ônibus híbrido, bi/tri-articulado". Valendo lembrar que os maiores ônibus existentes no mundo são apenas biarticulados. ônibus triarticulados simplesmente não existem. A TCB é a empresa pública do GDF na área de transportes.

Se forem de fato comprados, os ônibus híbridos rodarão apenas na área central de Brasília, fazendo as linhas executivas da TCB para o Aeroporto e para o Setor Sudoeste, área nobre próxima à capital. Os ônibus não servirão, portanto, as cidades satélites. Segundo matéria do Correio Braziliense, o governo também estuda reajustar a tarifa dos ônibus executivos, que estão atualmente em R$ 8,00 (Aeroporto) e R$ 5,00 (Sudoeste). Eles alegam que o aumento será devido a melhorias e que não tem a ver com a compra dos novos ônibus.

Entre outras promessas interessantes da campanha do governador Agnelo, uma delas salta os olhos e diz respeito a estrutura para bicicletas: "implantar ampla rede cicloviária, bicicletários seguros (chuveiros e vestiário em pontos estratégicos), integrada, localmente, aos demais modais". Caberá ao eleitor, em 2014, julgar se as promessas foram executadas a contento.

Com informações do Correio Braziliense.