Pensando, com um toque de bom humor, desenvolvimento, mobilidade e sustentabilidade do DF/Entorno.
Nossa página principal: facebook.com/andabrasilia
Receba atualizações pelo twitter também: twitter.com/andabrasilia

sábado, 28 de setembro de 2013

Apagão em sistema de bilhetagem causa tumulto em paradas de ônibus no DF

Motoristas evitam parar nos pontos de ônibus e deixam os passageiros sem transporte

Foto Ed Alves/CB/DA.

Um apagão no Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) provocou bate-boca e confusão entre usuários e funcionários das empresas de ônibus no início da manhã deste sábado (28). Ao passar o cartão de vale-transporte no sensor aparecia uma mensagem "inválido".

Motoristas dos ônibus passaram direto pelas paradas, deixando os passageiros para trás. Houve relatos de problemas em Sobradinho, Taguatinga Sul, Guará, Ceilândia e Cruzeiro. Passageiros presenciaram pessoas serem expulsas do coletivo por não ter o dinheiro para pagar o trajeto. Usuários do metrô também relataram problemas.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Mais denúncias contra o DFTrans

Foto: logo DFTrans

Segundo a notícia veiculada hoje, um grupo de auditores fiscais de transporte denunciou uma série de irregularidades na gestão de Marco Antonio Campanella à frente do DFTrans. O palco das denúncias foi uma reunião extraordinária na CLDF nesta quinta-feira. Auditores alegam que estão sendo impedidos de exercer suas funções e estão sendo "humilhados, achacados e perseguidos" pelo diretor-geral do órgão. A comissão vai decidir em sua próxima reunião a aprovação de um convite para que Campanella preste esclarecimentos sobre as denúncias.

A notícia também informa que foi elaborada representação com as denúncias contra o diretor e que o documento foi encaminhado para parlamentares e MP. Segundo os auditores, o Campanella "exige que qualquer ação dos auditores tenha que ser previamente autorizada por ele". Eles denunciam também que o DFTrans vem substituindo servidores concursados de postos estratégicos por apadrinhados políticos.

Com informações de: Auditores denunciam irregularidades na gestão do DFTrans, via Blog Rede Integrada.

Justiça suspende contrato e renovação da frota de ônibus no DF deve atrasar

Há relação das empresas com o escritório de advocacia que prestou consultoria para a comissão de licitação

A licitação do Sistema de Transporte Público do DF para as bacias 1 e 4 vai precisar ser refeita. O juíz da 1ª Vara da Fazenda Pública suspendeu os contratos administrativos firmados com as empresas Viação Piracicabana e Viação Marechal.

O juíz responsável acatou a acusação de ilegalidade do processo. Ele confirmou que as duas empresas tinham relação íntima com os advogados do Escritório de Advocacia Guilherme Gonçalves & Sacha Reck. O mesmo escritório prestou consultoria administrativa para os membros da comissão de licitação.

Pontanto, a decisão determina que a licitação retorne à fase de habilitação de concorrentes e apresentação de propostas. Se houver a participação das duas empresas, a comissão de licitação não poderá usar os serviços do escritório de advocacia envolvido.

A Viação Piracicabana ganhou a licitação para operar a bacia 1, que inclui o Plano Piloto, Sobradinho 1 e 2, Planaltina, Cruzeiro, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal. A Viação Marechal faria as linhas da bacia 4, em parte de Taguatinga, Ceilândia e do Park Way, além de todo o Guará e Águas Claras.

Ana Pompeu
Publicação: 27/09/2013 20:46 Atualização: 27/09/2013 20:54
Fonte: Correio Braziliense

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Novos ônibus, velhos problemas

Segundo reportagem do Correio Braziliense, a nova frota de coletivos entregue em algumas regiões do DF "não foi o suficiente para diminuir a insatisfação dos passageiros em relação ao sistema público de transporte".

O transporte pirata é que acaba diminuindo a humilhação dos cidadãos. "O pirata só existe porque o transporte público deixa a desejar. As pessoas não aguentam mais ter que aguardar até duas horas por um ônibus", segundo Maria de Jesus da Silva, diarista e moradora do Paranoá retratada na foto.

Marco Antonio Campanella, Diretor Geral do DFTrans, critica as empresas que venceram a licitação e afirma que nada justifica os atrasos e desrespeitos aos passageiros: “Não vamos tolerar essa situação. Estamos providenciando o monitoramento da frota que atua nas regiões atendidas pelo novo sistema”.

A matéria está disponível em http://transportesaosebastiaodf.blogspot.com.br/2013/08/novos-onibus-velhos-problemas.html.

Insatisfação com transporte público

Ônibus atrasados, motoristas que correm demais ou queimam a parada e rodoviários mal educados: estas são algumas das reclamações mais frequentes registradas pelo DFTrans. Apenas nos primeiros sete meses de 2013 foram 10.000 reclamações. Em 2012 foram 15.000 reclamações.

Entre outros problemas estão o desvio da rota e a má conservação dos veículos. O vídeo abaixo é da TV Brasília, mesmo grupo do Correio Braziliense.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Como será o fim do mundo?

Carros andando e poluindo, estacionados pingando fluidos, no ferro velho ou gerando um mar de pneus velhos… esse é o futuro?

O fim do mundo em água, em fogo ou em carros

Mascarado, só se for para votar

Enquanto quem protesta mascarado é visto como marginal, políticos se escondem atrás do voto secreto para cometer atos de vandalismo com o povo.

Mascarados, assim ninguém sabe de quem é o voto!

domingo, 1 de setembro de 2013

“Faixa exclusiva de ônibus tira o direito do cidadão”

Empresário diz que tirar uma faixa para ônibus e deixar apenas três para carros “tira o direito do cidadão”

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, vem cumprindo a promessa de aumentar a velocidade operacional dos ônibus da cidade implantando faixas exclusivas nas largas avenidas de São Paulo.

No entanto, segundo o empresário e motorista de São Paulo José Luís Irmão, tirar 1 faixa para ônibus e deixar apenas 3 para os carros é uma "solução torpe que tira o direito do cidadão" (vídeo da entrevista em [1]).

É esse tipo de resistência que o transporte público enfrenta em grandes cidades brasileiras e mesmo em cidades médias. Uma parte da população pede mobilidade sustentável e um melhor transporte público enquanto outros acham normal que um ônibus com mais de 40 passageiros fique parado no trânsito por causa de milhares de carros com apenas um passageiro.

No DF não foi diferente: choveram críticas ao GDF quando foram implantadas faixas exclusivas na EPNB, EPTG e W3. Mal sabem os críticos que mesmo cidades com ótima mobilidade por metrô, bicicleta e com amplas calçadas contam com faixas exclusivas para ônibus. Basta analisar cidades como Londres, Paris ou Tóquio.

Em todo o mundo desenvolvido é bem óbvio: como o ônibus, um transporte de massa, vai atrair passageiros e cumprir horários se ficar preso no congestionamento?

Mesmo contra o metrô há resistência. Quem não lembra da psicóloga que não queria metrô em um bairro nobre de São Paulo porque levaria "gente diferenciada" para o local? Culpamos muito o governo pelos problemas do país, mas muitas vezes o culpado é o povo.