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quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Metrô-DF não dá previsão para operar com todos os trens

Com o Metrô-DF lotado em horários de pico, GDF não dá previsão de quando todos os trens disponíveis começarão a rodar simultaneamente.


O GDF divulgou a seguinte notícia em sua página no Facebook em 20 de novembro deste ano:
Melhorias e investimento no Metrô! A operação dos vagões foi suspensa no dia 11 deste mês para a realização de testes do Automatic Train Operation (ATO), que vai garantir mais qualidade e pontualidade nos serviços do Metrô.
Com o resultado positivo, a operação com o novo sistema funcionará, em modo experimental, nos ramais Ceilândia e Samambaia, a partir de dezembro. No novo sistema, os pilotos passam a ter uma função de supervisão, e o tempo de viagem pode reduzir com segurança e uma economia de energia de 5%.
Outra novidade para as melhorias no Metrô é a realização de concurso público para completar o quadro de pessoal. Serão oferecidas mais de 200 vagas e cadastro reserva, que será definido no edital.
Foi lançada então a seguinte pergunta:

Qual a previsão de data para todos os 32 trens poderem começar a operar todos ao mesmo tempo?
Resposta GDF: O Metrô-DF informa que opera com até 24 trens nos horários de pico em função da limitação de energia, que é o combustível do trem. Para aumentar o número de trens circulando ao mesmo tempo é necessária a construção de uma nova subestação da CEB para o aumento da capacidade de energia, o que já está sendo providenciado pela empresa. Encontra-se em fase de finalização a modernização da frota antiga de trens para que todos possam operar no mesmo modo: Automatic Train Operation (ATO).
Resumindo: o GDF anuncia modernização para o Metrô, mas não anuncia o mais importante: quando poderá funcionar com todos os trens (composições) simultaneamente. Lembrando que já tocamos no assunto da falta de energia elétrica em "Metrô-DF: Falta energia elétrica para “novos” trens".

O GDF fala e faz propaganda de que priorizará o transporte público e as bicicletas, mas o que vemos são milhões investidos em asfalto e muito pouco para meios sustentáveis de transporte.
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