Pensando, com um toque de bom humor, desenvolvimento, mobilidade e sustentabilidade do DF/Entorno.
Nossa página principal: facebook.com/andabrasilia
Receba atualizações pelo twitter também: twitter.com/andabrasilia

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Transporte por ônibus em país desenvolvido é coisa séria

Embora no Brasil a mobilidade por ônibus seja considerada algo para os pobres, na Europa é um meio de transporte levado muito a sério.

Ônibus articulado urbano francês: Irisbus Crealis Neo.
Transporte por ônibus em país desenvolvido é coisa séria mesmo; onde existe metrô.
OlimPIADAS do Brasil
OlimPIADAS do Brasil

Embora o transporte por ônibus no Brasil seja encarado por gestores públicos, políticos e mesmo por muitas pessoas como algo para pobres que não podem ter um carro ou uma moto, em países desenvolvidos é visto como parte importante das soluções para mobilidade urbana das grandes cidades.

Ônibus comum europeu, com piso baixo - Crédito: modellbus.info

Ônibus e sistemas de BRT são soluções altamente flexíveis para a mobilidade de grandes cidades. Exemplos ótimos para isso são Londres, Paris e Nova Iorque. Mesmo tendo sistemas de metrô grandes, eficientes e antigos, eles buscam dar prioridade ao transporte por ônibus, seja cobrando pedágio de carros particulares em áreas congestionadas, seja através de faixas ou corredores exclusivos para ônibus. Não faz o menor sentido um ônibus levando várias pessoas ficar preso num congestionamento, comprometendo horários e a mobilidade de quem abdicou de seu carro particular ou não o possui.

Na Europa e em lugares com transporte desenvolvido, como Japão, Cingapura e Austrália, os ônibus têm piso baixo para acesso rápido das pessoas, mesmo que essas sejam cadeirantes, idosos, grávidas ou pessoas com carrinho de bebê. O motor fica na parte de trás do ônibus, o que proporciona menos ruído e calor no interior do ônibus. A suspensão de ônibus de verdade têm suspensão a ar e não suspensão de molas, como em ônibus brasileiros e caminhões. Os ônibus, mesmo em regiões não tão quentes, têm ar condicionado, pois mesmo cheio e com as janelas fechadas as pessoas não se sentem sufocadas nem têm de conviver num ambiente abafado.

Ônibus adaptados a pessoas de mobilidade reduzida e carrinho de bebê

Infelizmente, no caso de Brasília, mesmo após a licitação da frota de ônibus que está atualmente em curso, os ônibus ainda são vistos pelos gestores e pela maior parte da população como algo em segundo plano. Embora cheguem ônibus novos, serão os mesmos"caminhônibus" que infestam as cidades brasileiras. A prioridade continuará sendo dada aos carros, o que só piora problemas de poluição e falta de mobilidade urbana na capital do país. Embora o discurso do governador Agnelo e do PT seja de mobilidade sustentável, na prática a prioridade é dada ao automóvel.

Em países desenvolvidos é sabido há muito tempo que para uma boa mobilidade é necessária uma união de modais: metrô, bondes, trólebus, ônibus, ciclovias e calçadas. Nenhuma cidade vence o congestionamento de carros e a poluição apostando num único modal, como querem nos fazer crer com o metrô. Mesmo em Londres, com o metrô mais antigo do mundo e mais de 400km de trilhos, mais da metade dos deslocamentos na cidade são feitos de ônibus. Esse é um dado com o qual temos de aprender.

comments powered by Disqus

Aviso: Você é legalmente responsável pelos seus comentários. Comente com educação! As opiniões nos comentários não refletem a opinião deste blog.

Para comentar, use sua conta Twitter, Facebook ou Google+ para logar, ou use seu nome e e-mail (seu Gravatar será usado, se você tiver um).