Pensando, com um toque de bom humor, desenvolvimento, mobilidade e sustentabilidade do DF/Entorno.
Nossa página principal: facebook.com/andabrasilia
Receba atualizações pelo twitter também: twitter.com/andabrasilia

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Comparação Londres e Brasília: quem tem melhor transporte público?

Tanto Londres como Brasília têm metrô e muitos ônibus: mas qual cidade tem melhor transporte público e mobilidade urbana?

Fotos comparando transporte público em Londres e Brasília
Imagem 1: ônibus de Londres, com acesso rápido por todas as portas, portas bem largas de correr como em metrôs e piso baixo. Imagem 2: passageiro é obrigado a dar pulo de dentro de ônibus em Brasília para não cair na água suja. Imagem 3: bombeiros e passageiros no Metrô-DF durante uma de suas panes mais longas.

Tanto Londres como Brasília são capitais de seus países, Inglaterra e Brasil, respectivamente. Deixamos a seguinte pergunta: qual cidade tem transporte público melhor? Como se compara a mobilidade urbana dessas duas cidades? A tabela abaixo ilustra alguns aspectos que influenciam a mobilidade das pessoas dentro das regiões metropolitanas das duas cidades.

Comparação das regiões metropolitanas
BrasíliaLondres
Ano de fundação1960Fundada em 43 DC, refundada em 886 DC
População2,5 milhões (3,8 contando na RIDE)8,3 milhões
Classificação de cidades globaisNão é Cidade GlobalCidade Global Alpha++
MetrôSimSim
Metrô (km de trilhos)42 km400–420 km
Metrô (número de linhas)1,5 (duas linhas em Y, com sobreposição de itinerário)11
Metrô: Passageiros/dia130 mil3,2 milhões
Ônibus: Passageiros/dia1,2 milhões6 milhões
Faixas exclusivas para ônibusSim (mal implementadas)Sim (em asfalto vermelho ou segregadas)
Fiscalização eletrônica das faixas exclusivasSimSim
Ônibus de grande capacidadePouquíssimos articulados (sucateados)Sim (articulados1 e de dois andares)
Ônibus de baixa emissão de poluentes (entre Euro-5 e 6)NãoSim
Ônibus híbridos e/ou elétricosApenas 1 (em testes[ref])Sim
Ônibus de qualidade (piso baixo, motor traseiro, suspensão a ar)Pouquíssimos (alguns da TCB)Sim
Livre de rodízio de veículos (por número de placa)SimSim
Pedágios urbanosNãoSim (nas zonas centrais)
Estacionamentos públicos pagosNãoSim (nas zonas centrais)
Ciclovias, ciclofaixas, bicicletários etcApenas ciclovias (mal implementadas)Sim (mal implementadas, mas melhores que as do DF)
Ruas pedonais (apenas para pedestres e às vezes ciclistas)NãoSim
Qualidade e abrangência das calçadasMediana no Plano Piloto e ruim nas satélitesDe boa a excelente
Escoamento de águas das chuvasDe mediano a ruimDe bom a excelente

Saber que cidade está melhor agora é muito fácil. Mas a pergunta que fica é: qual cidade estará melhor daqui dez, vinte ou trinta anos?

Vale lembrar que, apesar de a Inglaterra ser a terra de uma das maiores empresas de petróleo do mundo (a British Petroleum), de várias fabricantes de automóveis (Rolls-Royce, Bentley, McLaren...) e ser a sede da Fórmula 1, a importância e o uso do automóvel lá está sendo reduzida sistematicamente. É para pensarmos até onde essa veneração brasileira ao automóvel deve ser vista como saudável.

Referências

1 A maior parte dos articulados de Londres foi substituída por ônibus de dois andares até o ano de 2011 como parte de promessa de campanha do prefeito Boris Johnson. A questão envolveu grande polêmica, pois envolveria grandes custos para a empresa pública de transportes da cidade.

comments powered by Disqus

Aviso: Você é legalmente responsável pelos seus comentários. Comente com educação! As opiniões nos comentários não refletem a opinião deste blog.

Para comentar, use sua conta Twitter, Facebook ou Google+ para logar, ou use seu nome e e-mail (seu Gravatar será usado, se você tiver um).