Faixas exclusivas para motos em São Paulo deram errado, assim como rodízio de carros por placa, mas é provável que se adote a idéia em Brasília.
Faixa exclusiva de motos em Jacarta, na Indonésia. Pedestre se desloca mais rápido. |
As faixas exclusivas para motos não deram certo na cidade de São Paulo. De acordo com pesquisa, elas não reduziram o número de acidentes. Pelo contrário, o número de acidentes e vítimas cresceu. Ainda assim, logo aparecerá algum político brasiliense querendo trazer essa idéia pra cá. Afinal, brasileiros em geral (e brasilienses em particular) preferem copiar o que deu, dá ou dará errado, desde que seja novidade que dê a impressão de ser solução. Já cogitaram até trazer rodízio de placas para Brasília. Cidades que o usam, como a cidade de São Paulo e cidade do México são exemplo de trânsito caótico e poluição.
Era já esperado que o modelo não desse certo. Cidades focadas em motos como solução para a mobilidade são um fracasso tanto em termos de poluição como em termos de acidentes. O Vietnã é um país onde a mobilidade é altamente focada na mobilidade por motos. Os pedestres são desrespeitados. Os motociclistas andam com máscaras para se proteger da poluição que eles mesmos provocam, visto que a poluição das motos é grande mesmo comparada a carros particulares e ônibus velhos e mal regulados. O trânsito é caótico e o número de mortes é alto.
Se motos fornecessem um bom modelo de mobilidade urbana, é óbvio que teríamos várias cidades desenvolvidas adotando-o. O que não é o caso nem de longe. Brasileiros sempre tentam dar um jeitinho para questões complexas. Mas basta olhar para países europeus para perceber que soluções para a mobilidade não funcionam através de jeitinhos. É um esforço continuado de criar facilidades para a mobilidade eficiente e sustentável. E nisso as cidades que foram projetadas para pessoas e não para carros levam grande vantagem.
Brasília foi projetada para os carros? Sim. Mas também foi projetada para um máximo de 500 mil habitantes e para ser a capital da esperança, a capital que representasse o novo Brasil. Falhou em tudo isso e hoje é símbolo de corrupção.
Referência: São Paulo desiste das motofaixas. Publicado em 08/11/2011. Acessado em 19/04/2013.