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sexta-feira, 19 de abril de 2013

Faixas exclusivas para motos em Brasília

Faixas exclusivas para motos em São Paulo deram errado, assim como rodízio de carros por placa, mas é provável que se adote a idéia em Brasília.

Faixa exclusiva de motos em Jacarta, na Indonésia. Pedestre se desloca mais rápido.
Faixa exclusiva de motos em Jacarta, na Indonésia. Pedestre se desloca mais rápido.

As faixas exclusivas para motos não deram certo na cidade de São Paulo. De acordo com pesquisa, elas não reduziram o número de acidentes. Pelo contrário, o número de acidentes e vítimas cresceu. Ainda assim, logo aparecerá algum político brasiliense querendo trazer essa idéia pra cá. Afinal, brasileiros em geral (e brasilienses em particular) preferem copiar o que deu, dá ou dará errado, desde que seja novidade que dê a impressão de ser solução. Já cogitaram até trazer rodízio de placas para Brasília. Cidades que o usam, como a cidade de São Paulo e cidade do México são exemplo de trânsito caótico e poluição.

Era já esperado que o modelo não desse certo. Cidades focadas em motos como solução para a mobilidade são um fracasso tanto em termos de poluição como em termos de acidentes. O Vietnã é um país onde a mobilidade é altamente focada na mobilidade por motos. Os pedestres são desrespeitados. Os motociclistas andam com máscaras para se proteger da poluição que eles mesmos provocam, visto que a poluição das motos é grande mesmo comparada a carros particulares e ônibus velhos e mal regulados. O trânsito é caótico e o número de mortes é alto.

Se motos fornecessem um bom modelo de mobilidade urbana, é óbvio que teríamos várias cidades desenvolvidas adotando-o. O que não é o caso nem de longe. Brasileiros sempre tentam dar um jeitinho para questões complexas. Mas basta olhar para países europeus para perceber que soluções para a mobilidade não funcionam através de jeitinhos. É um esforço continuado de criar facilidades para a mobilidade eficiente e sustentável. E nisso as cidades que foram projetadas para pessoas e não para carros levam grande vantagem.

Brasília foi projetada para os carros? Sim. Mas também foi projetada para um máximo de 500 mil habitantes e para ser a capital da esperança, a capital que representasse o novo Brasil. Falhou em tudo isso e hoje é símbolo de corrupção.

Referência: São Paulo desiste das motofaixas. Publicado em 08/11/2011. Acessado em 19/04/2013.

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