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sexta-feira, 31 de maio de 2013

Guia prático da integração de ônibus pela EPTG

ATENÇÃO: para saber sobre o sistema de integração que abrange todo o Distrito Federal a partir de 2013 com cartões do DFTrans, incluindo o bilhete único, após a licitação da nova frota de ônibus, veja o artigo Integração de tarifas de ônibus e metrô no DF. O artigo abaixo, da antiga integração da EPTG, é mantido para fins históricos.

Diante da integração confusa e mal feita implementada pelo DFTRANS em Taguatinga e Ceilândia, o próprio DFTRANS fez a cartilha abaixo, que tenta explicá-la.

Banner de divulgação da integração em Taguatinga Centro feito pelo DFTRANS.
OlimPIADAS do Brasil
OlimPIADAS do Brasil

Desde que o DFTRANS começou a implementação da integração trouxe mais confusão do que qualidade. Apesar de Taguatinga Centro ter um metrô no subsolo, a integração é tão incompleta que não o contempla. Apesar disso, o GDF segue em frente com a idéia e fez o manual abaixo para tentar diminuir as confusões. Ele está aí embaixo. Boa sorte para lê-lo e mais ainda para pegar um ônibus até seu destino.

Integração

Integração das linhas Taguatinga – Ceilândia ao Plano Piloto
O que muda?
O que não muda?
Que linhas serão integradas?
Linhas de integração, que ligam Ceilândia e Taguatinga a Taguatinga Centro, para integrar com as linhas de ligação
Linhas que circulam no horário de pico e que são substituídas pelas linhas do Sistema da Integração no entrepico
Como o passageiro utilizará a integração?
Quais são as vantagens da integração?
É preciso pagar duas passagens?
Como vai funcionar a integração?
E os desembarques ao longo da EPTG? Como serão feitos?
As linhas que passam pela Estrutural ou pela Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) vão mudar?
Quem já tem um cartão, vai poder usá-lo?
E quem não tem cartão? Onde pode fazer um e carregá-lo?
Como saber se a linha faz parte dessa integração?


Integração das linhas Taguatinga – Ceilândia ao Plano Piloto

O Governo do Distrito Federal vai oferecer, a partir do dia 21 de janeiro, um novo serviço aos usuários do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal.
Cerca de 40 mil passageiros por dia passarão a utilizar mais linhas integradas, que operarão nas regiões de Ceilândia e Taguatinga com direção ao Plano Piloto, Guará, Octogonal, Núcleo Bandeirante e Rodoviária Interestadual.
As pessoas que se deslocam de Ceilândia e Taguatinga, principalmente para o Plano Piloto, terão mais opções de viagens, com trajetos mais rápidos, inclusive, pela faixa exclusiva de ônibus da Estrada Parque Taguatinga (EPTG). A integração será feita por mais de 60 linhas de ônibus.
Os passageiros poderão buscar o novo serviço nos dias de semana (das 8h às 17h), aos sábados (das 8h à meia-noite), e aos domingos e feriados (das 6h à meia-noite).
Além de maior rapidez no deslocamento, o serviço traz mais opções de trajetos para diversas regiões, com ganho de tempo e economia para os cidadãos. A integração propicia a uma grande parcela da população do DF uma melhoria no sistema de transporte coletivo.
A medida integra o projeto de mobilidade urbana do GDF, que vem executando ações para trazer melhorias aos usuários do transporte público coletivo.
Entre as medidas já estabelecidas estão a criação das cinco faixas exclusivas para ônibus (EPNB, Setor Policial, W3 Norte e Sul e EPTG), que permite maior fluxo e reduz o tempo percorrido nas viagens, e a licitação do novo Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC), que está em andamento e permitirá a renovação de 75% da frota.

Entenda o serviço

O que muda?

As pessoas que se deslocam de Ceilândia e Taguatinga ao Plano Piloto (Eixo Sul, Rodoviária do Plano Piloto e W3), Guará, Núcleo Bandeirante, Octogonal, Rodoviária Interestadual e SIA, pela EPTG, fora dos horários de pico, farão uso de linhas integradas.
A integração será nos dias de semana (das 8h às 17h), aos sábados (das 8h à meia-noite), e aos domingos e feriados (das 6h à meia-noite).
Linhas circulares realizadas por ônibus de Ceilândia e Taguatinga serão integradas, em diversos pontos de parada de Taguatinga Centro, às novas linhas para Plano Piloto (Eixo Sul, Rodoviária do Plano Piloto e W3), Guará, Núcleo Bandeirante, Octogonal e Rodoviária Interestadual, pela EPTG. Da mesma forma, essas novas linhas integrarão, no sentido inverso, com as linhas circulares. Essas novas linhas são chamadas de linhas especiais de ligação.
As novas linhas que partem de Taguatinga Centro e têm por destino o Plano Piloto (Eixo Sul, Rodoviária do Plano Piloto e W3) serão semiexpressas e seguirão pela faixa exclusiva, sem parar ao longo da EPTG, oferecendo maior rapidez nas viagens. As demais linhas seguirão pelas vias marginais da EPTG, permitindo embarques e desembarques nos pontos de parada.
Os passageiros que embarcam ao longo da EPTG com destino ao Plano Piloto (Eixo Sul, Rodoviária do Plano Piloto e W3) integrarão nas paradas da Octogonal e do complexo da Polícia Civil. Essa integração será nos sentidos de ida e de volta, pela linha 0.573.
Para a integração será necessário o uso do cartão do Sistema de Bilhetagem Automática, que pode ser o que você já usa ou cartão adquirido com antecedência nos postos do sistema de bilhetagem e nas lojas de conveniência do BRB.
 

O que não muda?

Nos dias de semana, antes das 8h e depois das 17h, e aos sábados, antes das 8h, continuam as mesmas linhas que já ligavam, pela EPTG, Ceilândia e Taguatinga ao Plano Piloto (Eixo Sul, Rodoviária do Plano Piloto e W3), Guará, Núcleo Bandeirante, Octogonal e Rodoviária Interestadual. Nos demais dias e horários, os deslocamentos serão feitos pelas novas linhas integradas.

Que linhas serão integradas?

Relação das linhas que irão pela EPTG, desde o centro de Taguatinga ao Plano Piloto (Eixo Sul, Rodoviária do Plano Piloto e W3), Guará, Rodoviária Interestadual e Núcleo Bandeirante:
0.570 - Taguatinga Centro / Rodoviária do Plano Piloto (Integração) via Eixo Sul. Uma viagem a cada 9 minutos. Linha semiexpressa.
0.571 - Taguatinga Centro / SIG / W3 Sul (Integração). Uma viagem a cada 11 minutos. Linha semiexpressa.
0.572 - Taguatinga Centro / SIG / W3 Norte (Integração) via Setor de Indústrias Gráficas. Uma viagem a cada 14 minutos. Linha semiexpressa.
0.573 - Circular EPTG Via Marginal (Integração). Parte de Taguatinga Centro, segue pela via marginal ao sul da EPTG, retorna próximo à sede da Polícia Civil, segue de volta a Taguatinga Centro pela via marginal ao norte da EPTG. Uma viagem a cada 9 minutos. Essa linha para ao longo da EPTG.
573.1 - Taguatinga Centro / Park Shopping – Rodoviária Interestadual (Integração). Uma viagem a cada 35 minutos. Essa linha para ao longo da EPTG.
0.574 - Taguatinga Centro / Guará – Núcleo Bandeirante (Integração). Parte de Taguatinga, segue pela EPTG, entra no Guará 1 e Guará 2, vai para o Pistão Sul e daí para Taguatinga Centro. Uma viagem a cada 35 minutos. Essa linha para ao longo da EPTG.
0.575 - Taguatinga Centro / Núcleo Bandeirante - Guará (Integração). Parte de Taguatinga, segue pelo Pistão Sul, passa pela EPNB, entra no Guará 2 e Guará 1, volta pela EPTG vai até Taguatinga Centro. Uma viagem a cada 35 minutos.
 

• Linhas circulares de Ceilândia até o centro de Taguatinga

As linhas de integração, que ligam Ceilândia e Taguatinga a Taguatinga Centro, para integrar com as linhas de ligação, são:
- Setor O: 0.041, 0.047, 0.049, 0.353, 0.360, 0.362, 041.6, 333.1, 333.7, 353.1, 353.2, 362.1, 333.9, 154.5;
- P. Norte/QNR: 0.039, 0.044, 0.046, 0.332, 0.333, 0.344, 0.350, 0.352, 044.1, 332.1, 333.2, 333.5, 333.6, 333.8, 350.1, 350.2, 359.1, 359.2;
- P. Sul: 0.043, 0.361, 0.363, 0.369, 361.1, 361.2, 363.1, 363.2, 369.1, 369.2;
- Taguatinga: 0.355, 0.357, 0.358, 0.364, 0.368, 0.949, 0.951, 0.959, 351.3, 351.4, 355.1, 355.2, 355.3, 355.4, 355.5, 355.6, 355.7, 357.1, 358.1, 364.1, 368.1, 368.2, 949.1, 959.1.
 

• Horário de pico (5h45 às 8h e 17h às 20h)

Linhas que circulam no horário de pico e que são substituídas pelas linhas do Sistema da Integração no entrepico
0.557 - QNR 5/W3 SUL – SETOR "P" NORTE- VIA LESTE – SEMIEXPRESSA (Viação Cidade Brasília)
0.375 - SETOR "O" NORTE / W3 NORTE (Viação Cidade Brasília)
0.377- SETOR "M" NORTE /W3 NORTE (Viação Cidade Brasília)
0.921- QNR 5 – (VIA LESTE) / W3 SUL (EPTG) (Viação Cidade Brasília)
921.1- QNR 5 (VIA LESTE) / W3 SUL (EPTG) (Viação Cidade Brasília)
0.551 – SETOR "O" / W3 SUL (CEILÂNDIA NORTE- SUL) SEMIEXPRESSA (Viação Planeta)
0.553 – SETOR "O" / W3 SUL (EXPANSÃO – VIA OESTE – GUARIROBA) SEMIEXPRESSA (Viação Planeta)
0.311 – SETOR "O" / W3 SUL (VIA M2 - SIG) (Viação Planeta)
0.313- SETOR "O" / W3 SUL (VIA N2 – SIG) (Viação Planeta)
0.335- SETOR "O"NORTE / W3 SUL (SIG) (Viação Planeta)
0.375- SETOR "O" NORTE / W3 NORTE (Viação Planeta)
0.930 – QNR 5 (PISTA DO ESTÁDIO)N ESPLANADA (EPTG – W3 SUL) (Viação Planeta)
313.2- SETOR "O" / W3 SUL 716 (SIG) (Viação Planeta)
313.5- SETOR "O" / W3 SUL (N2 – COMERCIAL – SIG) (Viação Planeta)
930.1 – QNR 5 (PISTA DO ESTÁDIO) / ESPLANADA (EPTG – W3 SUL – CATEDRAL) (Viação Planeta)
0.920 – SETOR "O" (VIA LESTE) / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO (EIXO) (Viação Satélite)
920.2 - SETOR "O" CONDOMÍNIO PRIVÊ (VIA LESTE) / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO (EIXO) (Viação Satélite)
0.552 – SETOR "O" / RODOVIÁRIA DO PLANPO PILOTO (EXPANSÃO – VIA OESTE – GUARIROBA) SEMIEXPRESSA (Viação Pioneira)
0.554 – SETOR"O" CONDOMÍNIO PRIVÊ (VIA LESTE) RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO (EIXO) (Viação Pioneira)
0.555 – SETOR "P" SUL / W3 NORTE (P4 –P3- P2) SEMIEXPRESSA (Viação Pioneira)
0.556 – QNR 5 /RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO (SETOR "P" NORTE – VIA LESTE) SEMIEXPRESSA (Viação Pioneira)
0.558 - SETOR "O" / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO (CEILÂNDIA NORTE-SUL) SEMIEXPRESSA (Viação Pioneira)
0.300 - TAGUATINGA NORTE / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO (EIXO) (Viação Pioneira)
0.301 TAGUATINGA NORTE/ W3 SUL (SIG) (Viação Pioneira)
0.305 – TAGUATINGA SUL / W3 SUL (SIG) (Viação Pioneira)
0.306 - TAGUATINGA SUL / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO (EIXO) (Viação Pioneira)
0.310 – SETOR "O" / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO (EIXO) (Viação Pioneira)
0.314 – SETOR "P" NORTE / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO (EIXO) (Viação Pioneira)
0.315 – SETOR "O" / NÚCLEO BANDEIRANTE / GUARÁ (QE 34/38) (RIACHO FUNDO) (Viação Pioneira)
0.317 – SETOR "M" NORTE / GUARÁ I – II / NÚCLEO BANDEIRANTE (FREE PARK) (Viação Pioneira)
0.322 – SETOR "M – L" / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO (EIXO) (Viação Pioneira)
0.323 – SETOR"M - L" / W3 SUL (SIG) (Viação Pioneira)
0.330 - QNR 5 (CEILÂNDIA NORTE- SUL) / W3 NORTE (Viação Pioneira)
0.334 – SETOR "P" NORTE / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO (EIXO) (Viação Pioneira)
0.336 - SETOR "P" SUL / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO (EIXO) (Viação Pioneira)
0.337 – SETOR "P" SUL / W3 SUL (SIG) (Viação Pioneira)
0.341 – SETOR "O" / GUARÁ I – II / NÚCLEO BANDEIRANTE (Viação Pioneira)
0.346 - QNR 5 (P1 N.-H. P- COMERCIAL NORTE- EPTG / GUARÁ I – II / NÚCLEO BANDEIRANTE (PARK SHOPPING) (Viação Pioneira)
0.347 - SETOR "P" SUL / GUARÁ I – II / NÚCLEO BANDEIRANTE (Viação Pioneira)
0.374 – SETOR "O" VIA LESTE / W3 NORTE (Viação Pioneira)
0.378 – SETOR "P" SUL / W3 NORTE (EPTG) (Viação Pioneira)
0.385 – QNR 5 (P1 – NORTE – P1 SUL) RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO (EPTG – EIXO) (Viação Pioneira)
301.1 – TAGUATINGA NORTE / W3 SUL (SIG – QD 716) (Viação Pioneira)
305.2 – TAGUATINGA SUL / W3 SUL (AVENIDA COMERCIAL SUL) (Viação Pioneira)
306.3 – TAGUATINGA SUL / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO (COMERCIAL SUL – EIXO) (Viação Pioneira)
310.1 – SETOR "O" / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO (PARK SHOPPING – ZOOLÓGICO) (Viação Pioneira)
310.2 – SETOR "O" / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO / ESPLANADA (EIXO) (Viação Pioneira)
314.2 – SETOR "O" (EXPANSÃO) / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO (AV. COMERCIAL NORTE- EIXO) (Viação Pioneira)
314.3 - SETOR "O" (EXPANSÃO) RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO 9AV COMERCIAL NORTE – PARK SHOPPING –ZÔO) (Viação Pioneira)
314.4 – SETOR "P" NORTE / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO / ESPLANADA (EIXO) (Viação Pioneira)
314.5 – SETOR "P" NORTE / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO / ESPLANADA (PARK SHOPPING – ZÔO) (Viação Pioneira)
322.1 – SETOR "M- L" /RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO (PARK SHOPPING) (Viação Pioneira)
322.2 – SETOR "M" –QNL – QNJ – SAMDÚ NORTE / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO (EIXO) (Viação Pioneira)
322.5 – SETOR "M – L / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO (PARK SHOPPING) (Viação Pioneira)
322.6 – SETOR "M – L" / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO / ESPLANADA (EIXO) (Viação Pioneira)
323.5 – SETOR "M" – QNL – QNJ – SAMDU / NORTE / W3 SUL (Viação Pioneira)
330.2 – QNR 5 (CEILÂNDIA NORTE – SUL) / W3 NORTE (EPTG – SIG) (Viação Pioneira)
334.1 – SETOR "P" NORTE / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO (ZOOLÓGICO – PARK SHOPPING) (Viação Pioneira)
334.2 – SETOR "P" NORTE / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO / ESPLANADA (EIXO) (Viação Pioneira)
334.3 – SETOR "P" NORTE / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO / ESPLANADA (PARK SHOPPING – ZOOLÓGICO) (Viação Pioneira)
336.1 – SETOR "P" SUL / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO (PARK SHOPPING – ZOOLÓGICO) (Viação Pioneira)
336.2 – SETOR "P" SUL / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO / ESPLANADA (EIXO) (Viação Pioneira)
336.3 – SETOR "P" SUL / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO / ESPLANADA (PARK SHOPPING – ZOOLÓGICO) (Viação Pioneira)
337.1 – SETOR "P" SUL / W3 SUL (SIG – SQS 716) (Viação Pioneira)
346.1 – QNR 05 (VIA LESTE H.P SAMDU N- EPTG) / GUA´RA I –II / CANDANGOLÂNDIA (PARK SHOPPING) (Viação Pioneira)
374.1 – SETOR "O" – CONDOMÍNIO PRIVÊ (VIA LESTE) / W3 NORTE (Viação Pioneira)
385.1 – QNR 5 (P1 N –P1 S ) / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO (EPTG – EIXO) (Viação Pioneira)
385.2 – QNR 5 (P1 N –P1 S - PISTA DO ESTÁDIO) / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO (PARK SHOPPING – ZOOLÓGICO) (Viação Pioneira)
930.2 – QNR / RODOVIÁRIA DO PLANO PILOTO (VIA W3 SUL) (Viação Pioneira)
 

Como o passageiro utilizará a integração?

Durante os horários e dias em que funciona a integração, se quiser, por exemplo, ir do Setor O até a W3 Norte, pode pegar qualquer uma das linhas integradas que passem por Taguatinga Centro. Chegando lá, pode embarcar na nova linha 0.572, que vai levá-lo até a W3 Norte. Quando quiser retornar, pode tomar a linha de ligação 0.572 até Taguatinga Centro e, de lá, voltar por qualquer linha integrada que o leve de volta ao Setor O.

Quais são as vantagens da integração?

Por causa da grande quantidade de origens e destinos entre as regiões, boa parte das linhas oferece poucas viagens ao longo do dia e nos finais de semana, fazendo com que os passageiros esperem muito tempo. Já com a integração, o deslocamento até Taguatinga Centro poderá ser feito pela primeira linha integrada que levar até lá. E, estando em Taguatinga Centro, o passageiro vai poder contar com linhas de ligação para os vários destinos no Distrito Federal. Isso vai aumentar o número de opções de viagens para a população, além de diminuir o tempo dos percursos, já que os ônibus vão circular pela faixa exclusiva da EPTG, sem parada ao longo desse caminho.

É preciso pagar duas passagens?

Se o passageiro possuir algum dos cartões do Sistema de Bilhetagem Automático, não haverá necessidade de pagar duas passagens. A integração funciona de forma parecida ao que hoje acontece nas linhas integradas ao Metrô. O sistema vai saber em que linha integrada foi feito o embarque e vai descontar dos créditos apenas a diferença das passagens. Por exemplo, se o embarque aconteceu em uma linha integrada de R$ 2 e, logo em seguida, em uma linha de ligação de R$ 3, em vez de R$ 5, serão descontados do cartão apenas R$ 3, que é o atual valor das linhas que ligam Ceilândia e Taguatinga às demais regiões descritas.

Como vai funcionar a integração?

A integração só vale entre uma linha circular e uma das novas linhas de ligação. Não vale entre duas linhas circulares ou entre duas das novas linhas de ligação. O tempo limite é de 2 horas para haver a integração entre as duas viagens.

E os desembarques ao longo da EPTG? Como serão feitos?

Haverá a linha 0.573, que parte de Taguatinga Centro e vai até a Octogonal e complexo da Polícia Civil, circulando pelas vias marginais da EPTG.

As linhas que passam pela Estrutural ou pela Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) vão mudar?

Apenas as linhas que passam pela EPTG mudarão.

Quem já tem um cartão, vai poder usá-lo?

Quem já possui algum dos cartões, como o estudantil ou o vale-transporte, não precisa trocar. Eles funcionarão normalmente.

E quem não tem cartão? Onde pode fazer um e carregá-lo?

Os cartões podem ser adquiridos e recarregados nos postos do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA/DFTrans) ou nas lojas de conveniência do BRB. Há cartões que não exigem cadastro nem documento para aquisição. Ele pode ser usado em qualquer linha de ônibus do transporte público.

Como saber se a linha faz parte dessa integração?

No painel frontal do ônibus haverá uma marca específica. Se houver a marca, está na integração.

Mais informações podem ser obtidas nos postos do DFTrans, no telefone 156, com os cobradores ou no site do DFTrans (www.dftrans.df.gov.br).

Atualização: A integração na EPTG, devido a críticas de usuários, acabou em Julho/2013. A integração é uma coisa boa, mas como foi mal executada pelo DFTrans, passou a ser terrível para os usuários do transporte coletivo no DF. Saiba mais sobre o fim da integração em: DF: Integração será suspensa dia 20.

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