Pensando, com um toque de bom humor, desenvolvimento, mobilidade e sustentabilidade do DF/Entorno.
Nossa página principal: facebook.com/andabrasilia
Receba atualizações pelo twitter também: twitter.com/andabrasilia

sábado, 22 de junho de 2013

Assunção se inspira no Brasil para manifestações e para BRT: "Paraguai acordou!"

Paraguai despertou: manifestações em Assunção, capital paraguaia, inspiraram-se em manifestações no Brasil. Eles pedem Metrobus inspirado em Curitiba.

Da esquerda para a direita, de cima para baixo: 1) BRT de Curitiba 2) Invasão do Congresso, em Brasília 3) Transmilênio de Bogotá 4) Manifestação em Assunção, no Paraguai

O Paraguai se inspirou no Brasil para pedir melhorias no transporte público e exigir que os parlamentares trabalhem em prol do povo. Mas mais do que isso, além de gritarem "ferro-velho" para cada ônibus sucateado que passa, eles pedem um sistema de Metrobus.

Metrobus é como em espanhol se denominam os "metrôs com ônibus", como os que já existem em Bogotá e que nasceram em Curitiba, pelas mãos do arquiteto Jaime Lerner. O sistema constitui grande melhoria a um sistema de transportes, principalmente em países em desenvolvimento. O sistema, como diz o nome em espanhol, consiste em "metronizar" o ônibus, criando um sistema de BRT &endash; Bus Rapid Transit (Trânsito Rápido por Ônibus). Trafegando em vias exclusivas segregadas e com semáforos inteligentes, o BRT pode atender uma grande população com boas velocidades e precisão no cumprimento de horários, diferentemente dos sistemas comuns de ônibus.

Sistemas de BRT estão disponíveis hoje em todo o mundo: os destaques ainda são os de Curitiba e Bogotá, mas também há sistemas muito bons na China, Austrália, América do Norte e Europa.

Para saber mais sobre os protestos no Paraguai: Inspirados no Brasil, 3 mil marcham em Assunção: 'Paraguai despertou'.

comments powered by Disqus

Aviso: Você é legalmente responsável pelos seus comentários. Comente com educação! As opiniões nos comentários não refletem a opinião deste blog.

Para comentar, use sua conta Twitter, Facebook ou Google+ para logar, ou use seu nome e e-mail (seu Gravatar será usado, se você tiver um).