Pensando, com um toque de bom humor, desenvolvimento, mobilidade e sustentabilidade do DF/Entorno.
Nossa página principal: facebook.com/andabrasilia
Receba atualizações pelo twitter também: twitter.com/andabrasilia

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Licitação/DF: ônibus novos, tecnologia velha

Licitação do sistema de transporte no DF trará ônibus novos, mas tecnologia antiga, no melhor estilo "caminhônibus". Falta qualidade: ônibus terão suspensão de caminhão e não terão ar condicionado.

Ônibus antigo rodando em Brasília

Desde o início do governo de Agnelo Queiroz, do PT-DF, é anunciada a licitação do sistema de transporte por ônibus para todo o Distrito Federal. Foi prometida a racionalização do sistema, todos os ônibus com ar condicionado e um sistema de alta qualidade. A realidade, no entanto, é outra.

A promessa dos sistemas de ar condicionado ficou pelo caminho. Os ônibus serão os "caminhônibus" que infestam as cidades brasileiras há décadas: terão suspensão de molas (como em caminhão) e não a ar, só alguns terão ar condicionado, o motor ficará será dianteiro (como em caminhão), próximo do motorista e dos assentos preferenciais (um barulho irritante e nocivo aos ouvidos). A entrada de idosos, grávidas e pessoas de mobilidade reduzida em geral será da mesma forma que hoje em dia: subindo a escadaria. A dos cadeirantes, com o elevador (que é muito sucetível a defeitos e má manutenção).

Mas a verdade é que a maioria dos brasileiros nem se importa muito com isso e nem sabe que na Europa e em vários lugares desenvolvidos os ônibus contam com piso baixo. Nada de escadarias que atrasam as viagens e atrapalham as pessoas que têm problemas de locomoção.

Acesso de pessoas com mobilidade reduzida a ônibus.
Acesso de pessoas com mobilidade reduzida.

A conclusão é que o sistema de transporte público de Brasília, capital do Brasil e que deveria ser exemplo para todo o país, continuará sendo um sistema que não atenderá a maior parte da população. Um sistema que exclui. Um sistema que leva as pessoas a quererem andar de carro, trazendo mais congestionamentos e poluição. Agnelo faz muita propaganda, mas isso prova apenas que quem não tem bom produto, tem de investir em marketing.

comments powered by Disqus

Aviso: Você é legalmente responsável pelos seus comentários. Comente com educação! As opiniões nos comentários não refletem a opinião deste blog.

Para comentar, use sua conta Twitter, Facebook ou Google+ para logar, ou use seu nome e e-mail (seu Gravatar será usado, se você tiver um).