Pensando, com um toque de bom humor, desenvolvimento, mobilidade e sustentabilidade do DF/Entorno.
Nossa página principal: facebook.com/andabrasilia
Receba atualizações pelo twitter também: twitter.com/andabrasilia

domingo, 10 de novembro de 2013

Cobrar de quem tem mais e de quem polui

Quem ostenta pode pagar mais! Pela aprovação do Imposto sobre Grandes Fortunas

Muitos dizem que pedágio urbano e estacionamento pago são injustos com os mais pobres. Mas será que injusto não é alguém ostentar e poluir com sua Ferrari sem pagar nada pelo uso das vias e dos estacionamentos públicos? (Mesmo que munta gente ache, erroneamente, que o IPVA tenha essa finalidade.)

Pedágios urbanos, estacionamentos públicos com cobrança e impostos sobre grandes fortunas, com a participação da sociedade como um todo, são ferramentas essenciais para promover não apenas mais igualdade social, mas também cidades mais justas, cidades que criem mais oportunidades e não mais desigualdades.

Cidades desenvolvidas no mundo todo cobram dos que têm mais, seja na forma de impostos, parquímetros, pedágios urbanos etc, para melhorar transporte público, calçadas, infraestruturas para bicicletas, praças e outros equipamentos públicos. Isso é seguir o princípio da legislação ambiental do poluidor pagador: pode poluir, mas pague por isso. Isso sim é ser justo com os mais pobres, com os cadeirantes, com os pedestres e ciclistas, com os idosos, com o cidadão. Isso é promover equilíbrio social.

Foto via Supercarrinho.

comments powered by Disqus

Aviso: Você é legalmente responsável pelos seus comentários. Comente com educação! As opiniões nos comentários não refletem a opinião deste blog.

Para comentar, use sua conta Twitter, Facebook ou Google+ para logar, ou use seu nome e e-mail (seu Gravatar será usado, se você tiver um).