Pensando, com um toque de bom humor, desenvolvimento, mobilidade e sustentabilidade do DF/Entorno.
Nossa página principal: facebook.com/andabrasilia
Receba atualizações pelo twitter também: twitter.com/andabrasilia

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

PPCUB...

PPCUB e Brasília. Foto: autor desconhecido

De um lado, o governo ligado a interesses aparentemente empresariais, como os de empreiteiras. De outro, vários grupos contra o projeto, dentre eles alguns grupos conservadores que querem uma Brasília sempre igual, uma cidade presa numa visão carrocentrista de 1950, ótima para quem tem interesse apenas na valorização imobiliária e que lucra com trabalhadores e estudantes viajando de lugares cada vez mais distantes, dependendo de uma mobilidade cada vez pior. Afinal, uma mobilidade ruim valoriza os imóveis residenciais centrais, que não podem ser ampliados como em qualquer cidade normal por força de tombamento e de leis.

E não adianta discutir mobilidade urbana sem discutir a maneira como a cidade se desenvolve, os lugares onde as pessoas moram, trabalham e estudam. Para os que vivem a mais de 20km do centro da capital, só bicicletas e ônibus comuns não resolvem o problema. Por isso o PPCUB deveria ser usado para fazer o que Brasília nunca fez: incluir.

Nessa questão do PPCUB, vários grupos pedem algumas coisas muito justas, como audiências públicas em datas e horários acessíveis a todos e uma exposição clara para a população do que é o projeto. Por outro lado, agem como os partidários "do contra", apontando apenas os defeitos mas não enaltecendo qualidades nem propondo soluções.

O PPCUB, do jeito que está, é muito ruim. Ele não foi feito para melhorar a vida do cidadão brasiliense. Mas grande parte da revolta contra ele NÃO é para democratizar o acesso a cidade que já foi proclamada "capital de todos os brasileiros".

Resumindo:

  • de um lado, governo aparentemente ligado a empresários;
  • do outro, vários grupos contra o projeto, alguns deles conservadores;
  • e bem no meio dessa confusão e jogo de interesses, como sempre, o povo.

Informações sobre o PPCUB:

Edit: o texto foi modificado porque dava a entender que apenas grupos conservadores seriam contra o PPCUB e que apenas grupos empresariais norteavam o projeto do governo.

comments powered by Disqus

Aviso: Você é legalmente responsável pelos seus comentários. Comente com educação! As opiniões nos comentários não refletem a opinião deste blog.

Para comentar, use sua conta Twitter, Facebook ou Google+ para logar, ou use seu nome e e-mail (seu Gravatar será usado, se você tiver um).