Pensando, com um toque de bom humor, desenvolvimento, mobilidade e sustentabilidade do DF/Entorno.
Nossa página principal: facebook.com/andabrasilia
Receba atualizações pelo twitter também: twitter.com/andabrasilia

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Mobilidade Urbana é tema de audiência pública em Cidade Ocidental

Mobilidade Urbana - Entorno Sul de Brasília

A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) realizou na segunda-feira (12), em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores da Cidade Ocidental, a audiência pública "Mobilidade Urbana - Entorno Sul/Brasília" para debater a possibilidade de implantação de um sistema ferroviário para transporte de cargas e passageiros na região. De acordo com o diretor-superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado, a audiência foi uma oportunidade de mostrar à população a necessidade de se implantar o Veículo leve sobre trilhos (VLT) na região. " O VLT irá contribuir para desafogar um eixo tão conturbado como a BR 040. Ele vai beneficiar cerca de seiscentas mil pessoas, que terão transporte de qualidade, ou seja, um transporte mais humano", destacou Dourado.

Para Rogério Mourão, vereador da cidade ocidental, a intenção é unir forças e deixar claro para as autoridades sobre a importância da implantação do VLT. "Nós precisamos desafogar a nossa BR e melhorar o transporte. Se não nos unirmos em defesa do VLT, ele não vai sair", afirmou o vereador.

Em junho deste ano, a Sudeco relançou o edital do trem Brasília-Luziânia para contratar a empresa responsável pelo transporte ferroviário. A empresa fará a o estudo técnico sobre a viabilidade econômica, operacional e ambiental para o transporte dos passageiros no trecho ferroviário entre as cidades de Luziânia (GO) e Brasília. Atualmente a ferrovia é utilizada apenas para transporte de carga. Cada composição do trem terá quatro vagões transportará 800 pessoas, o que deve beneficiar mais de 600 mil moradores da região. O investimento será de R$ 1,8 milhões. A expectativa é que já no início de setembro, seja anunciado o consórcio vencedor para a elaboração do EVTEA.

Participaram da audiência pública representantes do Ministério da Integração Nacional, por intermédio da Sudeco, representantes da ANTT, do DNIT, da Secretaria do Entorno do Distrito Federal, da Secretaria do Entorno de Goiás, da Câmara dos Deputados e do Senado, das Assembleias do DF e de Goiás, das Prefeituras e Câmaras Municipais do Entorno Sul do Distrito Federal.

Fonte: SUDECO. Via: Blog Rede Integrada de Transporte Coletivo.

comments powered by Disqus

Aviso: Você é legalmente responsável pelos seus comentários. Comente com educação! As opiniões nos comentários não refletem a opinião deste blog.

Para comentar, use sua conta Twitter, Facebook ou Google+ para logar, ou use seu nome e e-mail (seu Gravatar será usado, se você tiver um).