GDF deixa de lado a expansão do metrô para colocar todas as fichas do transporte público em caminhônibus.
Essa notícia é do final do ano passado, mas quem não viu tem de dar uma olhada: o GDF abandonou as novas linhas de metrô em favor dos ônibus.
O pior é que nem são ônibus bons, são "caminhônibus": ônibus com suspensão de molas (como em caminhão), piso alto e escadaria para entrar (como em caminhão), sem ar condicionado (isso caminhão tem) e com motor barulhento movido a óleo diesel na frente (como em caminhão).
Se o GDF realmente quisesse investir em bom transporte público por ônibus, colocaria dinheiro na TCB e não teria de ficar três anos enrolado numa licitação cheia de problemas. Com a vantagem de gerar bons empregos, com bons salários, para funcionários concursados, e não semi-escravos como no caso de quem trabalha para os marajás dos caminhônibus. Londres é um ótimo exemplo de gestão governamental que faz da cidade um excelente modelo de qualidade no transporte público. #ficaadica
Já no DF, para andar num bom ônibus, o passageiro tem de desembolsar R$ 8,00 para embarcar no ônibus executivo que liga o Aeroporto Internacional de Brasília ao Setor Hoteleiro. Em linhas especiais como essa, disponíveis apenas para áreas nobres, ônibus híbridos devem começar a rodar.
Notícia: GDF abandona de vez as linhas 2 e 3 do metrô.
Crédito foto: Arquivo Público do DF SCS-LF-8.1.A - Neg. 48127 Vistoria em ônibus coletivos pelo Detran e DTU, na Rodoviária de Brasília. Data: 06/05/1987. Obtida por Lima.