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sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Promessas da campanha 2010 de Agnelo Queiroz para mobilidade urbana

Imagem da capa do programa de Governo de Agnelo para o DF - Competência 2011-2014

Entre as promessas da campanha de 2010 de Agnelo para a mobilidade urbana estão "ônibus híbridos, bi/tri-articulados", implantar ampla rede cicloviária e bicicletários seguros com chuveiros e vestiários.

É sabido que os políticos fazem várias promessas durante a campanha eleitoral. A nós, eleitores, cabe conhecê-las e cobrá-las dos que foram eleitos. Mas como cobrar se na própria promessa há itens absurdos como "ônibus tri-articulados"? De qualquer maneira, enumeramos abaixo as promessas de campanha do atual governador Agnelo Queiroz para a área de transporte público.

Transporte Público e Trânsito

1 – Priorizar o transporte coletivo sobre o transporte individual no Distrito Federal como linha mestra de Política de Transporte e Mobilidade Sustentável integrada com o Uso do Solo, habitação, educação, saúde, assistência social, cultura, lazer, etc., promovendo a integração entre os modais e a implantação do bilhete único, com pleno controle pelo governo do serviço prestado.

2 – Fortalecer os meios de transportes coletivos (mais metrô, outros modais, ônibus e micro-ônibus, ciclovias e ciclofaixas),

3 – Restaurar o planejamento de tráfego e resgatar o papel inovador das medidas de segurança, educação e coerção à violência no trânsito;

4 – Implantar o Plano Diretor de Transporte Público Coletivo, regular a prestação dos serviços de transporte, disciplinando o papel de cada serviço (convencional, alternativo, especial, escolar e outros), com controle social, coibindo a clandestinidade e a contravenção.

5 – Romper o atual monopólio empresarial na área com a renovação das atuais concessões públicas por meio de licitações públicas capazes de atrair novos e mais operadores dos serviços de ônibus e/ou microônibus com serviços de qualidade e tarifas populares.

6 – Resgatar o Programa Paz no Trânsito que se tornou referência internacional em ação de combate à violência no transito e respeito ao pedestre.

7 – Regulamentar os serviços de transporte no Distrito Federal, implantando sistema integrado com o metrô, onde a grande maioria da população possa usufruir de um meio de transporte coletivo efi ciente e rápido, com tarifas justas e adequadas, estabelecendo uma efetiva concorrência empresarial na área com a renovação das atuais concessões públicas por licitações capazes de atrair novos operadores dos serviços.

8 – Implantar transporte de massa nas artérias mestras: metro, trens metropolitanos, ônibus híbrido, bi/tri-articulado, acessível, energia limpa, confortável, em corredores, bem como micro-ônibus de vizinhança, alimentando estações do metrô, trem, ônibus bi-articulado.

9 – Implantar ampla rede cicloviária, bicicletários seguros (chuveiros e vestiário em pontos estratégicos), integrada, localmente, aos demais modais, a escolas, hospitais, áreas de lazer, comércio, conectando as regiões administrativas.

10 – Liberar áreas urbanas centrais de estacionamentos de automóvel na superfície, viabilizando redes de ruas verdes articuladas a praças de uso múltiplo e construindo estacionamentos subterrâneos e edifícios garagem áreas centrais.

11 – Construir terminais nas entradas dos centros urbanos, em Brasília, ativando os terminais Asa Sul e Norte e implementar Anel Viário ao redor do DF, diminuindo o fl uxo de caminhões em nossas vias.

12 – Promover eventual concessão a empresas, igualmente a motoristas, em regime de economia social e solidária, com remuneração pelo serviço prestado por cada operador familiar articulado a uma cooperativa, fortalecendo a ação fi scalizadora e reguladora do Estado.

13 – Ampliar o Metrô para Ceilândia e Asa Norte e implantar o Veículo Leve sobre Trilho (VLT), revendo o plano anterior, e estudar a viabilidade de integrar o DF por uma via férrea de Planaltina a Santa Maria, alcançando o transporte semi-urbano e o transporte sobre pneus.

As propostas acima foram colocadas no Plano de Governo do atual governador. Agora cabe ao eleitor informado julgar se o que foi prometido foi executado ou não, e por quê.

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