Pensando, com um toque de bom humor, desenvolvimento, mobilidade e sustentabilidade do DF/Entorno.
Nossa página principal: facebook.com/andabrasilia
Receba atualizações pelo twitter também: twitter.com/andabrasilia

domingo, 10 de março de 2013

Com 227 mil bicicletas, DF sente falta ciclovias e campanhas educativas

Reportagem do CB mostra parte dos problemas enfrentados por ciclistas nas vias do DF, como ciclovias fora do padrão e falta de respeito de motoristas.

Com 227 mil bicicletas, DF sente falta ciclovias e campanhas educativas
As características geográficas facilitam o uso das mais de 227 mil bicicletas no DF, mas ciclovias fora do padrão e falta de campanhas educativas ainda prejudicam a consolidação da cultura sobre duas rodas
Thaís Paranhos
Publicação: 10/03/2013 07:12 Atualização:

Imagem de ciclistas, Crédito: Janine Moraes/CB/D.A Pres.
Uirá Lourenço, presidente da ONG Rodas da Paz, ao lado da mulher, Ronieli, e dos filhos, Cauã e Iuri: "As condições não são adequadas para os ciclistas, mas vão melhorar"

O Distrito Federal nunca teve tantas ciclovias prontas ou em construção como agora, mas a transformação da mobilidade urbana segue em ritmo lento. Um dos problemas passa pela infraestrutura das próprias pistas exclusivas para bicicletas. Muitas fogem dos padrões, não são interligadas nem sinalizadas como deveriam. Funcionam apenas como espaço de lazer. Mesmo assim, em tempos de busca por alternativas ao carro, os brasilienses ainda não incorporaram esse tipo de transporte ao dia a dia. Tampouco há campanhas educativas para incentivar o uso do veículo sobre duas rodas.

As características físicas de Brasília favorecem o uso da bicicleta, apesar de a cidade ter sido concebida para valorizar o transporte motorizado. A topografia plana, o clima seco na maior parte do ano e a proximidade entre as áreas comerciais e residenciais facilitam a vida dos ciclistas — no DF, são mais de 227 mil bicicletas. Mas não são raras as queixas de quem usa a bike para ir ao trabalho, à aula ou para encontrar os amigos. Faltam, por exemplo, estruturas em prédios públicos e em comércios para guardar o equipamento. Também sobram reclamações quanto ao desrespeito dos motoristas.

Fonte: Correio Braziliense. A íntegra da matéria é disponível apenas para assinantes.

comments powered by Disqus

Aviso: Você é legalmente responsável pelos seus comentários. Comente com educação! As opiniões nos comentários não refletem a opinião deste blog.

Para comentar, use sua conta Twitter, Facebook ou Google+ para logar, ou use seu nome e e-mail (seu Gravatar será usado, se você tiver um).