Pensando, com um toque de bom humor, desenvolvimento, mobilidade e sustentabilidade do DF/Entorno.
Nossa página principal: facebook.com/andabrasilia
Receba atualizações pelo twitter também: twitter.com/andabrasilia

terça-feira, 5 de março de 2013

Novo horário de inversão da Via Estrutural ajuda a quem?

Horário de inversão da Via Estrutural (EPCL ou Estrada Parque Ceilândia) começa 30 minutos mais cedo a partir desta semana.

Via Estrutural com tráfego matinal invertido. Foto: WP
Para ver tabela completa com horários da Via Estrutural clique aqui.

A Estrutural passa a fechar no sentido Taguatinga>Brasília às 17:15. A segunda pista (contramão) será aberta no sentido Brasília>Taguatinga às 17:30. Antes essa abertura ocorria às 18:00.

Esse novo horário será ótimo para quem sai do Plano Piloto com direção à Taguatinga e Ceilândia, mas será ainda pior para quem faz o sentido inverso, já que a alternativa mais próxima é a EPTG, que é uma via problemática.

Como vários ônibus passam pela Via Estrutural, isso será ruim para passageiros que dependem deles, pois eles levarão mais tempo para voltar para pegar mais passageiros passando pela EPTG. Lembrando que já está em estudos por parte do GDF uma faixa exclusiva na direita da Via Estrutural.

O problema de alguns será diminuído por agora, mas até quando? O serviço de acomodar espaço e tempo para carros sabidamente incentiva mais carros a usarem a via. Esse é o caminho que São Paulo adotou mesmo antes de prefeitos como Paulo Maluf. Será que Brasília está tomando o caminho certo? Esse é o caminho sustentável ou o caminho do "empurra o problema pra frente"?

Com informações do Correio Braziliense.

comments powered by Disqus

Aviso: Você é legalmente responsável pelos seus comentários. Comente com educação! As opiniões nos comentários não refletem a opinião deste blog.

Para comentar, use sua conta Twitter, Facebook ou Google+ para logar, ou use seu nome e e-mail (seu Gravatar será usado, se você tiver um).